Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema apresenta uso da tecnologia para combate ao desmatamento em evento na Bélgica

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresenta as inovações tecnológicas utilizadas para combater o desmatamento e monitorar a restauração florestal no Land and Carbon Labs Summit que será realizado em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 27 e 29 de junho. O evento terá transmissão online e a inscrição para acompanhar os debates pode ser feita pelo link: https://summit2023.landcarbonlab.org/register/

Coordenador de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, o analista de meio ambiente André Dias irá apresentar como Mato Grosso vem utilizando tecnologia geoespacial aliada às inteligências humana e artificial para combater o desmatamento e dar transparência às ações do Estado para conservação florestal. Os resultados e desafios serão compartilhados durante painel que irá debater as experiências de estados subnacionais em monitoramento florestal para aplicação da legislação. O Estado do Pará também participa da mesa que acontece no dia 28 de junho às 7h30, no fuso horário de Mato Grosso.

“Desde quando implantamos os sistemas de monitoramento em 2019 aumentamos em cinco vezes o número de autuações. E saltamos de R$400 milhões em multas aplicadas em 2018 para mais de dois bilhões em 2021, demonstrando que a tecnologia geoespacial torna as ações de comando e controle mais eficientes”, destaca Dias.

Leia Também:  VÍDEO: Duas caminhonetes, sendo uma da Fundação Nacional do Índio (Funai), bateram de frente em cima de uma ponte na BR 174, no município de Juína

O Land and Carbon Labs Summit reunirá formuladores de políticas públicas, especialistas e desenvolvedores para debaterem sobre como potencializar o uso de dados geoespaciais para alcançar as metas climáticas, de preservação da natureza e de desenvolvimento sustentável desta década. O encontro é realizado pela organização World Resources Institute (WRI), Iniciativa Internacional da Noruega pelo Clima e Florestas (NICFI) e Fundação Bezos Earth.

Serviço | Land and Carbon Labs Summit
Data: 27 a 29 de junho
Horário: 7h30 (AMT – Fuso horário Mato Grosso) | 13h30 (CEST – Fuso horário Bélgica)
Inscrições: https://summit2023.landcarbonlab.org/register/
Mais informações: https://summit2023.landcarbonlab.org/

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  AACCMT participa de workshop realizado pelo Instituto Ronald McDonald no Rio de Janeiro

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA