MATO GROSSO
Sema apresenta uso da tecnologia para combate ao desmatamento em evento na Bélgica
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresenta as inovações tecnológicas utilizadas para combater o desmatamento e monitorar a restauração florestal no Land and Carbon Labs Summit que será realizado em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 27 e 29 de junho. O evento terá transmissão online e a inscrição para acompanhar os debates pode ser feita pelo link: https://summit2023.landcarbonlab.org/register/
Coordenador de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, o analista de meio ambiente André Dias irá apresentar como Mato Grosso vem utilizando tecnologia geoespacial aliada às inteligências humana e artificial para combater o desmatamento e dar transparência às ações do Estado para conservação florestal. Os resultados e desafios serão compartilhados durante painel que irá debater as experiências de estados subnacionais em monitoramento florestal para aplicação da legislação. O Estado do Pará também participa da mesa que acontece no dia 28 de junho às 7h30, no fuso horário de Mato Grosso.
“Desde quando implantamos os sistemas de monitoramento em 2019 aumentamos em cinco vezes o número de autuações. E saltamos de R$400 milhões em multas aplicadas em 2018 para mais de dois bilhões em 2021, demonstrando que a tecnologia geoespacial torna as ações de comando e controle mais eficientes”, destaca Dias.
O Land and Carbon Labs Summit reunirá formuladores de políticas públicas, especialistas e desenvolvedores para debaterem sobre como potencializar o uso de dados geoespaciais para alcançar as metas climáticas, de preservação da natureza e de desenvolvimento sustentável desta década. O encontro é realizado pela organização World Resources Institute (WRI), Iniciativa Internacional da Noruega pelo Clima e Florestas (NICFI) e Fundação Bezos Earth.
Serviço | Land and Carbon Labs Summit
Data: 27 a 29 de junho
Horário: 7h30 (AMT – Fuso horário Mato Grosso) | 13h30 (CEST – Fuso horário Bélgica)
Inscrições: https://summit2023.landcarbonlab.org/register/
Mais informações: https://summit2023.landcarbonlab.org/
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.