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Sema convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo para apresentar documentos

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A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo Simplificado para entregar a documentação para assumir o cargo, de acordo com edital publicado no dia 24 de fevereiro no Diário Oficial. A entrega será realizada nos dias 8 e 9 de março, na Coordenadoria de Gestão de Pessoas, na sede da Sema, em Cuiabá. 

Após a entrega dos documentos e assinatura do contrato, os aprovados entram em exercício no dia 10 de março. Os novos servidores serão recebidos pela Gestão e assistirão apresentações para conhecer melhor os serviços oferecidos pela Secretaria.

Os setores que se apresentarão serão: Gestão de Pessoas; Comissão de Ética; Tecnologia de Informação; A3P; Mudanças Climáticas e Biodiversidade; Recursos Hídricos; Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços.

Confira os documentos necessários:

– Certidão negativa da Justiça Federal da 1ª Região Civil e Criminal (validade 30 dias).

– Certidões negativas da Justiça Estadual ou Distrital Civil e Criminal – 1º e 2º graus (validade 30 dias).

– Certidão negativa do Banco Central do Brasil (validade 30 dias).

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– Certidão negativa do Tribunal de Contas da União (validade 30 dias).

– Certidão negativa do Tribunal de Contas do Estado (validade 30 dias).

– Certidão negativa do Conselho Nacional de Justiça (improbidade administrativa – validade 30 dias);

– Certidão negativa da Justiça Militar Federal (somente homens – validade 30 dias).

– Certidão negativa do TRE/TSE (validade 30 dias).

– Cópia legível (apresentar original para conferência):

a) RG.

b) CPF.

c) Título de eleitor.

d) Carteira de reservista (sexo masculino).

e) Comprovante de endereço (atualizado).

f) Comprovante de escolaridade; Carteira de trabalho e data do 1º emprego.

g) PIS/PASEP (se houver).

– Documento ou cópia onde conste a agência e conta corrente no Banco do Brasil (caso não tenha, no ato da contratação será emitido um encaminhamento para abertura da conta).

– Declaração de imposto de renda ou preenchimento da declaração de bens e valores. 

– 01 foto (tamanho 3×4).

– Exame médico admissional, expedido por médico credenciado pela Medicina do Trabalho, não superior a 30 (trinta) dias.

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– Atestado de sanidade mental, expedido por médico psiquiatra, não superior a 30 (trinta) dias.

– Currículo e endereço de e-mail válido.

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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