MATO GROSSO
Sema-MT apresenta novo sistema Sisflora 2.0 ao setor florestal nesta segunda-feira (6)
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apresenta nesta segunda-feira (06.02), às 9h, o novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) a todos os responsáveis técnicos, e interessados, que atuam no setor florestal. O encontro acontecerá pela internet, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Sema.
O encontro é voltado principalmente aos engenheiros florestais, ligados à Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF). Serão apresentadas as principais mudanças do sistema e detalhes sobre as fases de implantação e migração dos dados. Será possível ver como será a navegabilidade do sistema, que ainda não está aberto ao público, e tirar dúvidas.
Novo Sisflora 2.0
A Sema iniciou a implantação do novo Sisflora 2.0, que possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.
A cadeia de custódia vai trazer segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.
O novo sistema entrará em funcionamento no próximo dia 13 de fevereiro, quando começa também o recadastramento de todos que extraiam, coletem, beneficiem, transformem, industrializem, comercializem, armazenem e consumam produtos, subprodutos ou matéria-prima proveniente da exploração de vegetação nativa e de formações florestais vinculadas à reposição florestal.
O recadastramento está disposto no decreto 110/2023, publicado na edição extra do Diário Oficial da última quarta-feira (01.02).
Serviço:
Apresentação do novo Sisflora 2.0
Quando: segunda-feira (06/02/2023) às 9h
Onde: Ao vivo pelo YouTube (www.youtube.com/@SemaMatoGrosso)

Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.