MATO GROSSO
Sema-MT debate fortalecimento de esforços e estratégias para conservação do Pantanal
MATO GROSSO
“Levamos algumas iniciativas positivas que a Sema tem realizado para o Pantanal e pudemos articular esforços e fortalecer ações que promovam interesses em comum, além de conhecer tantas iniciativas e experiências importantes. A sinergia é imprescindível para o desenvolvimento justo do Pantanal”, pontua a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema, Sanny Saggin.
Entre as ações, a Sema mostrou como é feito o resgate e atendimento dos animais silvestres em clínicas conveniadas contratadas pela Secretaria, destacou o combate aos incêndios florestais, o projeto de construção do novo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) com hospital veterinário especializado e recintos, além no monitoramento de fauna realizado na Estrada Parque Transpantaneira.
A superintendente participou da mesa-redonda “Apresentação de iniciativas: áreas protegidas do Pantanal”, junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Reserva da Biosfera do Pantanal e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Também participaram do evento a coordenadora de Conservação e Restauração de Ecossistema, Mirella Soares, e o analista de meio ambiente, Alexandre Ebert.
Pontes Pantaneiras
O maior evento de conservação do Pantanal reuniu autoridades, especialistas, pesquisadores, instituições e representantes da sociedade civil que entendem com profundidade o Pantanal. O objetivo foi discutir soluções e possibilidades para um futuro sustentável no Pantanal, com ênfase em casos bem-sucedidos de valorização da cultura, conservação da biodiversidade e desenvolvimento do bioma.![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.