Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT entrega Selo Verde a cinco empreendimentos por compromisso com a sustentabilidade

Publicados

MATO GROSSO

Cinco empreendimentos de Mato Grosso receberam o Selo Verde da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) na manhã deste domingo (04.06), como parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A certificação é conferida às empresas que demonstraram compromisso excepcional com a sustentabilidade.

“É muito importante para o Estado reconhecer o papel das empresas, provando mais uma vez que é viável exercer a atividade produtiva com sustentabilidade. O governo também se fez presente com ações de educação ambiental no Parque Mãe Bonifácia, para mostrar para os jovens e adultos que é desde cedo que se ensina a importância do meio ambiente”, destacou o vice-governador Otaviano Pivetta durante o evento.

Receberam o selo as Pequenas Centrais Hidrelétricas Cidezal, Telegráfica, Rondon, Parecis e Sapezal, localizadas na cidade de Sapezal (560 km de Cuiabá). Os empreendimentos são da Hydria Geração de Energia, do Grupo Bom Futuro.

“É uma forma do Governo do Estado promover boas práticas de gestão ambiental, o que tem um papel significativo no uso adequado dos recursos naturais. Todas essas iniciativas contribuem para que Mato Grosso seja protagonista da agenda ambiental brasileira”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Leia Também:  "Agora temos uma comunicação eficiente na Segurança e mais rápida para atender os mato-grossenses", afirma governador

Instituído por meio da Lei nº 8.397 de 2005, o Selo Verde representa o comprometimento dessas empresas na promoção de ações de controle e redução dos impactos ambientais, de acordo com critérios rigorosos da Secretaria. É um símbolo do esforço conjunto para preservar e proteger o meio ambiente, mostrando que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente.

“O reconhecimento do Estado é muito importante para nós que estamos há mais de quarenta anos trabalhando no setor do agro, ajudando a construir este estado, e, agora, há 15 anos atuando por meio da geração de energia. Isso mostra que estamos no caminho certo, e vamos seguir com a gestão ambiental, fortalecendo as ações e agregando valor à nossa mercadoria”, afirmou Kleverson Scheffer, diretor do Grupo Bom Futuro.

Empresas que tenham o Sistema de Gestão Ambiental devidamente implantado há pelo menos um ano podem concorrer ao Selo Verde. Com o certificado, os empreendimentos têm mais credibilidade junto ao mercado para as negociações nacionais e até internacionais, já que segue os critérios do ISO 14001. A validade do documento é de até três anos.

Leia Também:  Seis pessoas são presas pela Polícia Militar durante operação em Alto Paraguai

Semana do Meio Ambiente
A Sema promoveu uma programação especial, voltada à educação ambiental, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Neste domingo, o Parque Estadual Mãe Bonifácia recebeu a corrida de rua Circuito das Estações, etapa Inverno, com largada às 7h.

Durante toda a manhã, os visitantes que estiveram na unidade puderam participar de oficinas de compostagem e separação de resíduos sólidos. Já as crianças tiveram a montagem de animais da fauna silvestre em papel, ou o jogo “Trilha com o Meio Ambiente”.

Para cada atleta inscrito na corrida, uma muda será plantada em uma área degradada de pouco mais de meio hectare ao redor de uma das nascentes que deságuam no córrego Quarta-feira, curso d’água que abastece a lagoa do Parque das Águas.

Na segunda-feira (05) será realizado o plantio de mudas de árvores nativas para recuperação de uma nascente, com orientação técnica da Sema, em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e Instituto Ação Verde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Mato Grosso vai sediar evento para debater gestão de recursos transferidos pela União

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA