2 de Agosto de 2025
Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT programa operações de combate a crimes ambientais, entregas e capacitações

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promove uma programação com operações de combate ao desmatamento ilegal, cursos e entregas, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. O lançamento da Semana do Meio Ambiente será no próximo domingo (05), às 8h, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.

Nesta data, haverá a entrega do 1º Selo Carbono Neutro MT a uma empresa, que possui as emissões de carbono neutralizadas. O selo Carbono Neutro MT reconhece as iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, que contribuem com a meta de Mato Grosso para neutralizar as emissões de carbono até 2035, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável.

Também faz parte da programação, a entrega da reforma da Concha Acústica da Praça do Cerrado, um espaço para apresentações artísticas e culturais localizado dentro do Parque.
Será lançado ainda o Projeto Floresta Viva, em que o pintor cuiabano Victor Hugo reúne, em 60 obras, as espécies da fauna mato-grossense, distribuídas nas árvores das trilhas do Parque Mãe Bonifácia.

Leia Também:  Operação Lei Seca em Cuiabá resulta na prisão de 11 motoristas e remoção de 44 veículos

Haverá ainda, no dia 8 de junho, a reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, a ser realizada na Escola Estadual Cândido Marechal Rondon, na Vila Roda D’Água, em Nobres. Durante o evento, serão entregues mudas nativas para o projeto de restauração de ecossistemas.

O Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal se reunirá no dia 21 para deliberar sobre a adesão de dois empreendimentos ao Selo Iniciativa Amiga do Pantanal (SIA Pantanal).
A programação conta ainda com o primeiro curso de fertirrigação para analistas ambientais e responsáveis técnicos credenciados. São mais de 200 pessoas inscritas para aprender sobre esta técnica de adubação, que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.

Inscrições abertas para encontro “Política Florestal e Agronegócio”

Como parte da programação, o evento “Política Florestal e Agronegócio” será realizado durante todo o dia 14 de junho, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), em Cuiabá.

Entre os assuntos a serem abordados nas palestras, estão a inovação e tecnologia no campo, a relação do Estado com o Meio Ambiente e as decisões das lideranças empresariais com base em questões florestais.

Leia Também:  Edital seleciona projetos executivos para imóveis tombados em MT; inscrições começam nesta quarta (25)

O encontro é promovido pela Sema-MT, em parceria com a Associação Brasileira de Direito de Energia e Meio Ambiente (ABDEM) e OAB/MT. A participação é gratuita e as inscrições são feitas no site: https://www.viex-americas.com/politicaflorestal/.

Operação Cedif

Estão em campo desde esta terça-feira (31/05) mais de 100 efetivos, em 31 equipes, para intensificar a presença no Estado na prevenção e combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal. A atuação é integrada entre órgãos estaduais, federais e instituições parceiras, que fazem parte do Comitê Estratégico de Combate do Desmatamento Ilegal a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (Cedif), presidido pelo governador Mauro Mendes.

Confira a programação completa: 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Governo alcança maior nível de eficiência no controle interno em 42 anos, segundo relatório da CGE

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA