Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem mais de 2,5 mil visitantes

Publicados

MATO GROSSO

Mais de 2,5 mil pessoas passaram pelos três dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento científico se encerrou nesta quinta-feira (25.10) com prêmios de trabalhos científicos, competições de foguetes com garrafas recicláveis ​​e o lançamento da revista “Educação C&T – Ciência e Tecnologia”. A entrada foi gratuita.

O secretário Allan Kardec afirmou que, pelo sucesso da SNCT, “o setor é cada vez mais reconhecido em Mato Grosso devido aos investimentos públicos”.

“Nossa meta é ampliar cada vez mais esse evento, realizar pelo menos cinco etapas classificatórias regionais para a Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), premiar a educação básica por categorias, premiar a educação profissional tecnológica, consolidar a MTFog e a revista Educação Ciência e Tecnologia ainda mais”, aponta.

A Semana Nacional foi realizada ao mesmo tempo que o Grande Prêmio de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), apresentações culturais, exposição da carreta do MT Ciência, reciclagem de material eletrônico pela Recytec, Palco da Ciência, distribuição de mudas e outras ações que visam aproximar a população do conhecimento científico.

Leia Também:  Lateral do Flamengo, Ramon atropela ciclista, que morre a caminho do hospital

Também houve premiação para pesquisas de educação básica e de educação superior por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). O secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin, ressaltou a importância da realização da SNCT e das diversas atividades que ocorrem ao longo de três dias.

“Nós temos essa missão de ampliar as ações e as expectativas são as melhores para as próximas edições. O desafio está lançado”, comentou. Já o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, destacou a importância do lançamento da revista “Educação C&T”. “Temos um veículo de divulgação de trabalho científico de excelente qualidade no Estado e nossa meta é nos tornarmos, em pouco tempo, uma revista qualis, o que indica a posição que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) atribuída à edição ”, disse.

Para os próximos eventos, a Fapemat espera premiar, o MECTI, trabalhadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e também as mulheres que desenvolvem pesquisas no Estado. Representantes da Seduc, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Academia Mato-grossense de Letras (AML) compareceram à solenidade, que foram acompanhadas de forma online e presencial por centenas de estudantes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Projeto que revoga taxa de lixo em Cuiabá é aprovado por Alex Rodrigues em comissão e segue para votação

Publicados

em

Nesta quarta-feira (02), a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Câmara Municipal de Cuiabá, da qual o vereador Alex Rodrigues faz parte, aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 394/2025, que prevê a revogação da taxa de coleta de lixo na capital mato-grossense. A matéria segue agora para votação em plenário.

A proposta, de autoria do Executivo Municipal, tem como objetivo cancelar os efeitos da Lei Complementar nº 522/2022, que permitiu a cobrança da taxa de lixo juntamente com a fatura de água e esgoto. No entanto, a isenção só passará a valer após o fim do período de calamidade financeira decretado pela Prefeitura.

O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), onde recebeu parecer favorável da relatora vereadora Samantha Iris (PL). Na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), o relator vereador Ilde Taques (PSB) também votou pela aprovação, sendo acompanhado pelos vereadores Samantha Iris (PL) e Alex Rodrigues (PV).

Além da revogação da taxa de lixo, a comissão também aprovou a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento da Prefeitura, permitindo ajustes financeiros no município.

Leia Também:  Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto recebe projeto de capacitação e empreendedorismo

O vereador Alex Rodrigues destacou a importância da medida para aliviar o impacto financeiro sobre a população cuiabana. “A população não pode continuar arcando com uma cobrança injusta. Nosso compromisso é garantir justiça tributária e transparência na destinação dos recursos públicos”, afirmou.

Agora, o Projeto de Lei Complementar nº 394/2025 aguarda a votação no plenário da Câmara de Cuiabá, onde os vereadores decidirão se a taxa de lixo será oficialmente revogada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA