Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Senac-MT oferta 60 vagas gratuitas em cursos para jovens a partir dos 15 anos

Publicados

MATO GROSSO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) está com inscrições abertas, em Cuiabá, para 60 vagas gratuitas nos cursos de ‘Aperfeiçoamento para Camareira’, ‘Aperfeiçoamento para Garçom’ e ‘Técnicas para Bartender’.

São oportunidades de qualificação profissional para jovens com idade mínima de 15 anos ofertadas pelo programa ‘Qualifica Juventude’, parceria do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, com a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Os interessados têm que se inscrever até esta sexta-feira (28), informa a diretora de Educação Profissional, Rosana Abutakka. “A partir do nosso site [www.mt.senac.br] é possível fazer a pré-inscrição, preenchendo os dados pessoais, de endereço e de contato. Menores de 18 anos precisam da autorização do responsável legal para participar”, aponta a dirigente.
As aulas deverão ser iniciadas já na próxima terça-feira (2), das 19 às 22h, em duas unidades do Senac-MT na capital – no Centro de Educação Profissional, no bairro Boa Esperança, e no espaço Quantum, Centro Sul. 
“O programa gera oportunidades de emprego e renda para a juventude. Com as formações, os participantes poderão atuar produtivamente no mercado de trabalho nas áreas de turismo, hospitalidade, lazer e gastronomia”, finaliza a diretora.
Confira abaixo a relação dos cursos ofertados
 
Aperfeiçoamento para Camareira
Carga horária: 16 horas-aula
Início das aulas: 2/5/2023
Horário das aulas: 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Aperfeiçoamento para Garçom
Carga horária: 40 horas-aula
Início das aulas: 2/5/2023
Horário das aulas: 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Técnicas para Bartender
Carga horária: 40 horas-aula
Início das aulas: 2/5/2023
Horário das aulas: 19h às 22h, de segunda a sexta-feira

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)

Contato: Maicon Oliveira

Telefone & WhatsApp: 65 9 9909-8332

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza Dia D do Outubro Rosa e reforça a importância da prevenção ao câncer de mama
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Sefaz estende até 31 de março prazo para empresas regularizarem dívidas

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA