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Seplag reúne 300 servidores da área de gestão de pessoas do Estado

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A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da adjunta de Gestão de Pessoas, reuniu cerca de 300 servidores, nos dias 16 e 17 de novembro (quarta e quinta-feira), durante o 1º Encontro de Gestão de Pessoas do Executivo de Mato Grosso, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O encontro buscou promover a integração das unidades do sistema de Gestão de Pessoas do Executivo, com o objetivo de implementar políticas e diretrizes para o aprimoramento e desempenho dos órgãos e entidades. Participaram gestores, líderes e servidores, que atuam diretamente nessas unidades setoriais.

Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, eventos como este, com todos os atores e produtos envolvidos, permitindo o intercâmbio de informações entre as unidades, estimulam a valorização da imagem institucional da pasta, órgão central da gestão de pessoas do Estado.

“O nosso papel é capacitar os servidores para obtenção de resultados eficazes e sustentáveis, implementando ações que envolvem mudanças de comportamentos e práticas de bons hábitos e boas técnicas nos processos que executam”.

Segundo a Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, a proposta do encontro foi atingida com sucesso. “Conseguimos aproximar e estreitar laços entre os profissionais, que lideram e operam as unidades de gestão de pessoas, com abordagens dinâmicas, mesclando conceitos e práticas em oficinas, com a finalidade de atualizar esses servidores sobre novidades e tendências. O encontro possibilitou insights, troca de experiências e integração desses profissionais”.

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Os temas abordados nas palestras e oficinas levaram mais informações sobre a importância do trabalho assertivo, com resultados no equilíbrio e na qualidade de vida das equipes e melhores resultados nos processos das organizações governamentais.

A Secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, elogiou a iniciativa que congregou todas as setoriais de gestão de pessoas do Estado. “Eventos como este elevam a satisfação dos servidores, promovem o comprometimento e melhoram o trabalho em equipe”.

Segundo a Superintendente de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor, Tatiana Guedes, o evento proporcionou integração e desenvolvimento. “Sempre estamos nos falando, trocando informações e resolvendo demandas com os servidores das setoriais. Muitas vezes, nem conhecemos o colega com quem conversamos diariamente, o que traz um certo distanciamento. O evento nos proporcionou aproximação, troca de experiência e o desenvolvimento de pessoas”.

Foram abordados temas como protagonismo, propósito e gestão de prioridade, inteligência financeira pessoal, feedback eficaz, funcionalidades do sistema webponto, nova avaliação de desempenho/progressão vertical, perícia médica, atribuições do Conselho de Saúde e Segurança no Trabalho, E-Social, comunicação assertiva e desenvolvimento humano.

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Fonte: GOV MT

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Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

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Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

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De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

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Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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