Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seplag reúne 400 servidores no 2º Encontro de Gestão de Pessoas do Estado

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) reuniu cerca de 400 servidores de vários órgãos e entidades, nesta terça e quarta-feira (31 de outubro e 1º de novembro) no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante o 2º Encontro de Gestão de Pessoas do Estado de Mato Grosso.

Este ano o evento trouxe como temática a importância da inteligência emocional nas relações humanas e buscou promover a integração das unidades do sistema de Gestão de Pessoas do Executivo, com o propósito de implementar políticas e diretrizes para o aprimoramento e desempenho dos órgãos e entidades. Participaram gestores, líderes e servidores, que atuam diretamente nessas unidades setoriais.

Durante a abertura, foram agraciados 21 servidores públicos, que representaram os 942 homenageados, que este ano completam 25 anos de serviço público. A cerimonia de “Honra ao Mérito” acontece todos os anos na segunda quinzena do mês de outubro, na semana em que se comemora o Dia do Servidor.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, eventos como este permitem o intercâmbio de informações entre as unidades, estimulam e valorizam os servidores e o próprio órgão central.

Leia Também:  Assentados da Gleba Mestre 1 buscam apoio de Botelho para evitar despejo

“O nosso papel é capacitar os servidores para a obtenção de resultados eficazes e sustentáveis, implementando ações que envolvem mudanças de comportamentos e práticas de bons hábitos e boas técnicas nos processos que executam”, disse.

O evento aproximar e estreita laços entre os profissionais, que lideram e operam as unidades de gestão de pessoas, com abordagens dinâmicas, mesclando conceitos e práticas em oficinas, com a finalidade de atualizar esses servidores sobre novidades e tendências.

Os temas abordados nas palestras e oficinas levaram mais informações sobre a importância do trabalho assertivo, com resultados no equilíbrio e na qualidade de vida das equipes e melhores resultados nos processos das organizações governamentais.

Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, a temática central do encontro, inteligência emocional, se caracteriza na maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor.

“Isso implica na autoconsciência, motivação, persistência, empatia e respeito. Acreditamos no potencial transformador de cada servidor e é através do compartilhamento dessas experiências que podemos avançar juntos”, disse.

Leia Também:  Lula está conversando e não vai para UTI, dizem médicos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Lula está conversando e não vai para UTI, dizem médicos

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA