MATO GROSSO
Servidores da Saúde de MT visitam obra do Hospital Central e se impressionam com estrutura
MATO GROSSO
A presidente do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso, Lúcia Almeida, disse que ficou impactada com a qualidade da obra e com o cuidado por trás do projeto.
“As obras estão bem adiantadas e eu estou impactada com a qualidade, com a forma de trabalho e com o cuidado com que foi pensada essa estrutura. Tudo muito bem planejado, com equipamentos de primeira qualidade. O Governo está empenhando todos os esforços para finalizar essa obra, que certamente será de grande importância para todos os cidadãos de Mato Grosso”, acrescentou.
A visita foi guiada pela secretária adjunta de Infraestrutura de Tecnologia de Informação da SES, Mayara Galvão.
“O secretário Gilberto Figueiredo nos solicitou essa visita com servidores e conselheiros e, assim como fizemos nas semanas anteriores, recebemos os profissionais para que eles entendam a magnitude desta construção que já está em sua reta final”, disse.
Para a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho, a visita deu uma nova perspectiva aos servidores. “Na obra, podemos ter a noção da grandiosidade que é esse hospital. As obras já estão bem avançadas e o projeto é espetacular. Tenho certeza que todos os pacientes que passarem por aqui serão muito bem assistidos não só em termos de estrutura, mas também de acolhimento. Esse é o padrão de excelência que é marca do atual governo, é só ver a transformação que também ocorre nos Hospitais Regionais”, avaliou.
O Hospital Central irá atender as demandas de alta complexidade em saúde, com investimentos em obras na ordem de R$ 184,5 milhões. No novo projeto, o prédio foi ampliado em 23 mil m² e totaliza 32 mil m² de área construída.![]()
O Hospital Central terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor de um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense.
Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central, estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.