MATO GROSSO
SES destaca importância do incentivo financeiro para Promoção da Atividade Física
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, intensifica ações de mobilização, para adesão ao Incentivo Financeiro Federal, que institui o custeio destinado à Implementação de Ações de Atividade Física (IAF) na Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso.
Lançado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.105, de 15 de maio de 2022, o incentivo estabelece que prazo para adesão vai até o próximo dia 05 de junho.
O objetivo do incentivo é implementar as ações de atividade física na Atenção Primária, por meio de contratação de profissionais de educação física na saúde, de aquisição de materiais de consumo, qualificação de ambientes relacionados à atividade física e melhorar o cuidado das pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis, mediante a inserção de atividade física.
Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, a atividade física tem papel importante na promoção e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, sendo necessária a prática em todas as unidades de saúde.
“A Política Nacional de Promoção da Saúde traz os temas prioritários, evidenciados pelas ações realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde. Assim, compreendem como importante a promoção de ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas, incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos e danças populares, entre outras práticas”, destaca.
As atividades podem ser realizadas por meio de parcerias intersetoriais, importantes para a melhor articulação das ações de saberes e práticas em saúde; e desenvolvidas por profissional capacitado para a prescrição de atividade física, em protocolos e linhas de cuidado da Atenção Primária em Saúde.
“Hoje, há uma quantidade insuficiente de profissionais de educação física vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando os profissionais em atividade”, avalia a técnica responsável pela Promoção da Atividade Física e Academia da Saúde, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Andressa Fantim.
Serviço
A solicitação do credenciamento para a Implementação de Ações de Atividade Física deverá ser feita pelos gestores de saúde dos municípios e do Distrito Federal, por meio do Painel de Credenciamento, disponível no portal e-Gestor (https://egestorab.saude.gov.br/), até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de junho, conforme o Art. 142-D da Portaria nº 1.105/2022.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail academiadasaude@ses-mt.gov.br ou pelo telefone: (65) 36135415.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.