MATO GROSSO
SES disponibiliza vacinas para trabalhadores do Ministério Público e Centro Político
MATO GROSSO
A unidade móvel de vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) oferta, a partir das 15h30 desta sexta-feira (30.06), vacinas contra Meningite, Influenza e Covid-19 (bivalente) aos trabalhadores do Ministério Público do Estado (MPE) e servidores que atuam nas proximidades da unidade.
A ação ocorre na Sede das Promotorias de Justiça da Capital, localizada na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes s/nº, setor D, no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá.
A iniciativa é organizada pelas equipes de Vigilância do Estado, em parceria com o MPE, e ocorrerá em consonância com o evento de assinatura do termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, do Conselho Nacional do Ministério Público.
O pacto tem o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.
“Tenho enfatizado que a imunização é, neste momento, uma questão prioritária para a Saúde Pública do nosso país. Iniciativas como essa do Ministério Público vêm para somar esforços e fortalecer o movimento pró-vacina em todo o Brasil. Precisamos voltar a ser referência em imunização para o mundo e Mato Grosso se empenha para que isso aconteça”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, o objetivo da disponibilização da unidade móvel é facilitar o acesso dos trabalhadores aos imunizantes, de forma a auxiliá-los na prevenção das doenças respiratórias.
Pessoas interessadas devem comparecer à Sede das Promotorias de Justiça da Capital com o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento com foto. Se possível, também é recomendada a apresentação do cartão de vacinação.
“Os trabalhadores do Ministério Público e das redondezas poderão receber as três vacinas no mesmo dia ou poderão optar por receber apenas um imunizante. O importante é que as pessoas se imunizem contra essas doenças e não fiquem suscetíveis aos vírus. Caso tenham alguma dúvida, eles podem procurar algum vacinador que estará na carreta para mais esclarecimentos”, explicou a gestora.
Imuniza Mais MT
A unidade móvel de vacinação integra o programa Imuniza Mais MT e auxilia os municípios de Mato Grosso no alcance das metas de imunização da população. O Governo do Estado investe R$ 65 milhões na iniciativa, que tem o objetivo de estruturar a Atenção Básica e premiar os municípios que alcançarem entre 90% a 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19, gripe e outras doenças.
O município interessado no serviço da unidade móvel deve enviar a solicitação no e-mail da Coordenadoria do Programa Estadual de Imunização: cpei@ses.mt.gov.br.
Para o atendimento, a SES disponibiliza os veículos e uma equipe técnica; já os municípios fornecem alimentação aos profissionais, insumos e vacinador, além de mobilizar a população e equipe técnica.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.