MATO GROSSO
Sesp arrecada livros para bibliotecas de unidades prisionais de Mato Grosso
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) disponibilizou, na sede do órgão, um ponto de arrecadação de livros para as unidades prisionais de Mato Grosso a partir desta segunda-feira (17.10). As obras vão ampliar a acervo de livros das bibliotecas que atendem os reeducandos que estudam e buscam na leitura uma forma de aliviar o cumprimento da pena.
A ação faz parte da Campanha “Livro para Ser Livre – A ressocialização pela leitura”, realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF), em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional de Mato Grosso.
Conforme a Resolução 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podem ser doados obras literárias, religiosas, filosóficas ou científicas. As entregas podem ser feitas em horário comercial, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, na sede da Sesp, localizada na Avenida Júlio Domingos de Campos s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT.
A norma também determina que cada recuperando pode ler apenas um livro por mês e fazer uma resenha sobre o assunto. O texto será analisado por uma comissão formada por membros do Poder Judiciário da comarca responsável pela unidade. Para cada obra lida, o recuperando garante a redução de quatro dias da pena.
Em Mato Grosso, a população carcerária é de 11.055, sendo disponibilizados um total de 16.917 livros nas 43 unidades prisionais. Se levar em consideração que cada interno pode ler apenas um livro por mês para a remição de pena, o acervo de obras poderia parecer suficiente. Porém, a intenção é ampliar os temas das obras, ofertando maior opção de escolha aos leitores, pois os livros também podem ser acessados por reeducando que estão estudando ou em qualquer atividade de leitura.
“O papel do Estado é oferecer melhores condições de ressocialização ao recuperando e a leitura é uma forma de humanizar o cumprimento da condenação. Além de reduzir o tempo da pena, o leitor adquire conhecimento que pode ser levado para a vida, após ganhar a liberdade”, explicou o Secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves.
Fora da Capital, as doações podem ser feitas também nos pontos de coleta dos Fóruns de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Sorriso, Diamantino, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Rondonópolis, do meio-dia às 19h. A sede da OAB-MT também é outro ponto de coleta.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO5 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO5 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO5 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO4 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO4 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO3 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO2 dias atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS2 dias atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá