MATO GROSSO
Sesp debate criação de rede de atendimento e proteção aos direitos da pessoa idosa em Mato Grosso
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi) debateram nesta quinta-feira (22.06) a criação de uma rede de atendimento e proteção aos direitos da pessoa idosa, tendo a Sesp como principal base de assistência.
O Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa e Efetivação dos Direitos Sociais pretende organizar instituições do Estado para implementar uma articulação de proteção e defesa da maior idade.
Em Mato Grosso, a ideia é criar uma central de atendimento funcional, a partir do Conselho Estadual, tendo a Sesp como base de apoio, principalmente em relação à normatização, ou seja, padronização das denúncias e conduta dos agentes de segurança pública na recepção dos casos.
Ao construir essa articulação, é possível que o Estado compreenda as necessidades das pessoas idosas e crie objetivos para fazer valer os seus direitos. A Rede, conhecendo os encaminhamentos e dados das demandas, pode garantir eficiência em processos, estabelecer fluxos para os atendimentos e encaminhamentos, e desenvolver políticas públicas efetivas para essas pessoas com base nos registros de atendimentos.
O secretário adjunto de Inteligência, Valter Furtado Filho, salienta a importância da Sesp na assistência da pessoa idosa, principalmente com a possibilidade de obter registros para monitorar e melhorar os atendimentos. “Envolver a pessoa idosa na captação de dados é fundamental. É também importante para o Conselho ter os dados estatísticos e analíticos do que está acontecendo com a pessoa idosa”, afirma.
O presidente do Conselho, Isandir Rezende, observa que é preciso uma atenção maior à população idosa, considerando o aumento da expectativa de vida da população em geral.
“É importante trazer uma conscientização da sociedade civil. Conforme está na Constituição, quando se fala da questão do idoso, os responsáveis por seu bem-estar são a família, sociedade civil e o Estado. Precisamos preparar a sociedade para o momento que estamos vivenciando, em que a expectativa de vida está aumentando a cada dia”, avalia.
Também participaram da reunião o superintendente de Inteligência Diogo Santana Souza, a vice-presidente do Cededipi, Lucilene Rodrigues de Lima, e a coordenadora do projeto de implementação da Rede de Proteção da Pessoa Idosa (Renadi), Eunice da Silva.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão