MATO GROSSO
Sesp deflagra operação para combater facções criminosas no interior do estado
MATO GROSSO
A ação conta com as forças de segurança para combater o crime e finaliza com evento voltado para comunidade
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realiza a Operação Integrada de Ordem Pública, em Mirassol D’Oeste (297 km de Cuiabá), entre segunda-feira e na sexta-feira (13 e 17.11), com objetivo de reprimir ações de facções criminosas atuantes no município e região. A força-tarefa conta com reforço da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que faz policiamento com motocicletas, Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e Batalhão de Trânsito (Bpmtran).
Além de rondas ostensivas, a Segurança Pública intensifica ações de resolução de crimes, como homicídios, roubos, furtos, tráfico de drogas e apologias ao crime, como pichações de siglas de facções criminosas.
A operação está dividida em duas etapas, a repressiva e a de comunidade integrada. A primeira ocorre de segunda a quinta-feira possui caráter ostensivo e repressivo. A finalidade dessa fase é o combate à criminalidade.
As forças de segurança atuam com policiamento, equipes de fiscalizações preventivas, mandados de busca e apreensão de prisão, perícias em locais de crime e identificação técnica civil e criminal, além da limpeza das pichações de siglas de facções criminosas com auxílio da Prefeitura Municipal.
Já a segunda etapa ocorre na sexta-feira (17.11) e é focada na comunidade local, com trabalhos educativos e de assistência social quem integram o projeto Comunidade Integrada. A 12ª edição do projeto será realizada na Escola Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandare e contará com ações das unidades especializadas da Sesp, Polícia Comunitária e dos Poderes Judiciário, Federal, Estadual e Municipal.
O coordenador de Planejamento e Monitoramento das Regiões Integradas (Coplam), da Sesp, tenente-coronel PM Marcus Vinicius Akira Sakata, ressaltou que, além de proporcionar segurança, a operação aproxima as forças policiais da comunidade local.
“Essa operação foi iniciada com o planejamento dos coordenadores da Área Integrada de Segurança Pública (AISP), em virtude da necessidade da presença do estado por meio das suas forças. Então, além de estarmos nesse período proporcionando uma maior sensação de segurança à sociedade local, também estaremos levando essa ação educacional”, destacou.
As ações contam com o auxílio da Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Forças Armadas e prefeituras municipais, ficais do meio ambiente, Vigilância Sanitária e serviços urbanos.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica