Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp-MT instala ateliê de costura e fábrica de fraldas e absorventes na Cadeia Feminina de Rondonópolis

Publicados

MATO GROSSO

O Ateliê Costurando Sonhos – projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) – será inaugurado na segunda-feira (23.01), na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá). O espaço conta com 10 máquinas para a produção de fraldas descartáveis e absorventes.

Incialmente, 10 reeducandas vão fazer a oficina de corte e costura, mas o número pode ser ampliado gradativamente. “O ataliê é um sonho pelo qual lutamos por dois anos que agora se torna uma realidade”, diz a diretora da unidade prisional, Silvana Lopes.

Os cursos proporcionarão às reeducandas a oportunidade de aprenderem uma nova profissão e também permitirão confeccionar as próprias roupas e outros itens de uso pessoal na unidade.

De acordo com Silvana, o ateliê conta com dois tipos de máquinas, sendo nove de corte e costura que foram cedidas em regime de comodato pelo Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMA), e uma para produção de fraldas descartáveis e absorventes. Essa última foi doada pelo Rotary Vila Operária e o Rotary Distrito 4440. A iniciativa tem ainda o apoio da promotora de Justiça, Joana Nogueira Bezerra. 

Leia Também:  Jayme diz ter simpatia por candidatura de Marinho para liderar Senado, mas pondera que irá seguir partido

Para se ter ideia, detalha a diretora, a máquina de fraldas tem capacidade de produzir 800 unidades por hora. Esse número aumenta para 1.500/hora unidade se for absorvente. Agora, a direção da Cadeia Pública busca parceiros para que os produtos confeccionados pelas presas, inclusive, uniformes e lençóis, possam ser adquiridos por empresas ou instituições públicas.

Silvana Lopes informou ainda que a montagem das máquinas foi feita por três reeducandos da Penitenciária Major Eldo de Sá, o Presídio da Mata Grande, e que um deles irá ensiná-las como operar os novos equipamentos. O ateliê foi montado em duas salas anexas à cadeia feminina, construídas em parceria com o Conselho da Comunidade do município. 

Atualmente, 28 presas da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis já trabalham em outras atividades. Além de renda e qualificação para à reinserção social, o trabalho ofertado às pessoas privadas de liberdade (PPLs) pode gerar benefícios no cumprimento da pena.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Detran-MT suspende temporariamente a emissão da Permissão Internacional para Dirigir

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA