Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp promove capacitação a servidores do Sistema Socioeducativo sobre o programa Vigia Mais MT

Publicados

MATO GROSSO

Ferramentas digitais utilizadas pelo Ciosp permitem o compartilhamento de informações em tempo real

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promoveu, nesta quinta-feira (25.04), uma capacitação a 30 servidores do Sistema Socioeducativo com objetivo de apresentar as ferramentas e funcionalidades do Programa Vigia Mais MT, no âmbito do curso de Monitoramento, Controle e Informação.

Os agentes públicos conheceram a sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e aprenderam sobre a funcionalidade de cada câmera, e como elas podem contribuir para a segurança da população.

Os servidores são das cidades de Cuiabá e Rondonópolis, onde as primeiras unidades de internação da Secretaria Adjunta de Justiça terão a segurança reforçada por meio do programa.

As ferramentas digitais utilizadas pelo Ciosp permitem o compartilhamento de informações em tempo real, resultando no menor tempo-resposta às solicitações da população.

Em Rondonópolis, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) conta com monitoramento próprio. Contudo, somente as câmeras voltadas as vias públicas serão integradas ao Ciosp, seguindo o objetivo do programa de monitorar áreas de interesse coletivo e público.

Leia Também:  Sefaz alerta população sobre golpes utilizando pagamento do IPVA

Em Cuiabá, 70 câmeras serão instaladas nas áreas externas do Complexo Pomeri.

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, explicou que outras secretarias do Governo do Estado já estão integradas ao Vigia Mais MT e a adesão da Secretaria Adjunta de Justiça representa um ganho significativo para a população.

“A tecnologia é uma ferramenta importante para ampliar a segurança pública e adesão de outras secretarias reforça a preocupação do Governo do Estado em monitorar e inibir crimes em diversos setores da sociedade”, disse.

A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos, ressaltou a importância da parceria, destacando os benefícios da tecnologia para o Sistema Socioeducativo.

“Essa ferramenta representará um avanço significativo para o Sistema Socioeducativo, bem como para a gestão de bens, estruturas administrativas da Secretaria Adjunta de Justiça e unidades socioeducativas. Isso aumenta a eficiência do serviço prestado e contribui para um ambiente de trabalho mais tranquilo e menos tencionado”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Cidadãos com doenças oculares e sem dinheiro podem pedir óculos gratuito pelo SUS

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA