Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp reforça combate à violência doméstica em Cuiabá e Várzea Grande com entrega de novas viaturas

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) e a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, entregaram nesta segunda-feira (14.10) quatro novas viaturas que fortalecerão as ações de proteção às mulheres em Cuiabá e Várzea Grande

Duas das viaturas serão destinadas às Delegacias de Defesa da Mulher, sob responsabilidade da Polícia Judiciária Civil, enquanto as outras duas serão utilizadas pela Polícia Militar para apoiar as equipes da Patrulha Maria da Penha.

Além das viaturas destinadas à região metropolitana, serão entregues mais quatro veículos nesta terça-feira (15) para atender as Delegacias da Mulher e a Patrulha Maria da Penha em Cáceres e Sorriso, totalizando um investimento de R$ 1 milhão.

Durante a cerimônia de entrega das viaturas no Palácio Paiaguás, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Mulher, ressaltou os investimentos feitos na gestão do governador Mauro Mendes.

“Quem está na polícia há muitos anos sabe bem a diferença. Antes, tínhamos viaturas paradas por falta de combustível, e hoje vemos veículos novos, não apenas para a Defesa da Mulher, mas em várias áreas. Foram muitas entregas de viaturas, armamento, munições, gerando uma transformação na polícia. Gostaria de agradecer aos secretários e comandantes que trabalham incansavelmente na defesa das mulheres. Ninguém faz nada sozinho, tem um esforço conjunto de todos por trás de cada trabalho, cada ação”, afirmou.

Leia Também:  Série documental registra manifestações populares de Santo Antônio de Leverger

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, também falou da importância da iniciativa.

“Essas viaturas vão auxiliar especificamente nos atendimentos de casos relacionados à Lei Maria da Penha, sendo um investimento importante e mais uma ação do Governo do Estado. O programa SER Família Mulher, em parceria com a Segurança Pública e o Governo Federal, está focado na defesa dos direitos das mulheres”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  SES leva atendimentos especializados a moradores de Confresa e São Félix do Araguaia

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA