Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc amplia Rede Sine-MT e inaugura unidade em Alto Garças

Publicados

MATO GROSSO

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) ganhou mais um posto de atendimento em Mato Grosso. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), foi inaugurada nesta segunda-feira (05.06), no município de Alto Garças (366 km de Cuiabá).

Agora, os moradores do município poderão contar com os serviços de intermediação de mão de obra, habilitação do trabalhador para recebimento do seguro-desemprego, cadastro dos trabalhadores desempregados em sistema informatizado e orientação de qualificação profissional. A unidade está localizada na Avenida 07 de Setembro, S/N – Centro. O atendimento é realizado das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta.

De acordo com a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, a abertura da nova unidade é uma soma de esforços, visto que o Sine é uma política a nível nacional.

“As diretrizes são determinadas pelo Ministério do Trabalho e emprego, sendo executada nos Estados e municípios, e tendo o Conselho Estadual do Trabalho como órgão que delibera, controla e fiscaliza a execução das políticas de trabalho, emprego e renda. Esses atores fazem um trabalho conjunto em prol de um mesmo objetivo, que é ofertar ao trabalhador e empregador um serviço público de intermediação de mão de obra, com foco sempre no atendimento ao público com qualidade”, disse.

Leia Também:  PM prende três pessoas e apreende armas e drogas em repressão a homicídio ocorrido em Sorriso

O secretário de Administração de Alto Garças, Hugo Borges, afirmou que a unidade do Sine-MT é um ganho sem precedentes no município, já que os moradores precisavam se deslocar 57 km para acessar os serviços na unidade mais próxima.

“Nós temos 2.306 empresas montadas no município, e eu tenho certeza que nós vamos estar buscando vagas de emprego pra população alto-garcense e também pra toda região. É um ganho muito grande para o nosso município. Desde já, quero agradecer a secretária da Setasc, Grasielle, e o governador Mauro Mendes, por ter nos proporcionado a vinda dessa unidade pra cá, que é de extrema relevância”, declarou.

Sine
O Sine é uma política pública de emprego que, por meio da gestão descentralizada e compartilhada, busca promover a oferta integrada de ações e serviços de intermediação de mão de obra, habilitação de seguro desemprego, orientação profissional, qualificação profissional, tendo suas diretrizes baseadas na Lei 13.667, de maio de 2018.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, coordena e supervisiona as ações e serviços do Sine. O Estado de Mato Grosso realiza o monitoramento das ações da Rede Sine, prestando apoio e assessoramento técnico aos municípios que aderem à política do Sine.

Leia Também:  No Dia do Orgulho Autista, a primeira-dama de MT destaca avanços na inclusão em MT

Com o novo posto de Alto Garças, a Rede Sine de Mato Grosso conta com 34 postos de atendimento e está presente em 31 municípios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

Publicados

em

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

Leia Também:  SES inaugura central reguladora da região Norte do Estado nesta quarta-feira (04)

O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA