MATO GROSSO
Setor de Serviços recua movimentação em março, mas tem saldo positivo de empregos
MATO GROSSO
Foram divulgados, nesta semana, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e os dados do Novo Caged (MTE), com referência ao mês de março, que apresentaram resultados negativos dentro do estado. O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) analisou as informações da PMS, que registraram recuo de -1,9% no volume de vendas e de -0,5% em receitas. Porém, é possível verificar um crescimento no comparativo com março do ano passado, de 10,5% nas vendas e de 15,2% em receitas no estado.
Já sobre os dados do Novo Caged, o IPF-MT apurou que houve mais demissões do que admissões no mês de março no estado, de -10 postos de trabalho. A atividade agropecuária foi o único setor a apresentar saldo de -4.392 postos com carteira assinada. Já o setor de serviços apresentou maior crescimento no saldo de empregos, com 2.363, seguido da construção e indústria, com 1.058 e 722 novos empregos, respectivamente. O comércio registrou um saldo de 239 novos postos de trabalho.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, esclarece que o setor agropecuário perpetua a tendência de queda nos empregos para o mês em anos anteriores, como ocorreu em 2022, onde o saldo foi de -3.893 e de -2.507 em 2021.
Ainda conforme análise do IPF-MT, a tendência de queda no mês pode estar atrelada ao momento econômico do estado, de menor movimentação dos empregos da agropecuária, o que também pode ter contribuído para uma menor movimentação apurada na PMS.
Wenceslau Júnior reforça que há uma expectativa de melhora dos índices para os próximos meses. “A melhora da PMS em relação a março de 2022 reforça a tendência de alta nas vendas e de receita no decorrer deste ano, o que é muito importante para aquecer e manter a economia em crescimento, já que o consumo das famílias é um dos fatores mais impactantes na movimentação econômica e geração de riqueza”.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO10 horas atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO10 horas atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município