Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sindicato representa no MPE contra Prefeitura de Cuiabá e pede nova intervenção na Saúde

Publicados

MATO GROSSO

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) representou a Prefeitura de Cuiabá no Ministério Público Estadual (MPE) para que haja uma nova intervenção na Saúde Municipal por conta de irregularidades em concurso público para contratação de médicos para unidades de saúde secundárias da Capital. O presidente do sindicato, Adeildo Lucena, participou de uma coletiva sobre o assunto na manhã desta sexta-feira (27). 

A situação começou com o lançamento do edital do concurso público que previu 465 vagas para provimento imedianto na atenção primária e secundária. De acordo com ele, o sindicato foi surpreendido com o corte de 200 vagas previstas. 

Adeildo ainda citou uma resolução que troca o modo de contratação dos médico para PJ. Para o presidente do Sindimed-MT, a intenção foi de beneficiar a empresa do ex-secretário Milton Correa, que foi da gestão de Emanuel Pinheiro. 

“Favorecimento fica implícito no momento em que retira as 200 vagas e sem dispensa de licitação contrata essa firma. A empresa não deu conta de manter as escalas de plantão, furos existiam e continuam existindo em todas as unidades de saúde, todo dia”.

Leia Também:  Forças de segurança de MT realizaram 40 operações integradas no mês de maio

“Nas unidades de saúde secundárias você vai encontrar todos os dias. E assim, quando falamos furo em escala, não é que não tem nenhum médico, é que estavam previstos, por exemplo oito e têm seis. Sobrecarrega o serviço, a população reclama e cai em cima do médico, não do gestor que fez errado”, continuou. 

Na representação no MPE, o sindicato aponta que “apenas a intevenção” vai cessar as contratações irregulares que dão indícios de compra de apoio e supostos favorecimento. 

“Depois que o interventor saiu está acontecendo a mesma coisa, varrendo todos os problemas para debaixo do tapete. Temos unidades de saúde entrando água, outras que se você ver onde lava a mão é uma tristeza. Quando você chega em Cuiabá e vê os recursos vindo em grande quantidade, as responsabilidades não cumpridas, descumprindo determinações judiciais sequenciamente, então, a intervenção se faz necessária”. 

O assessor juridico do Sindimed, Bruno Álvares, explicou que intenção do sindicato não é sustar o concurso, mas priorizar a transparência. 

“O Sindimed não quer sustar o concurso, quer que o concurso aconteça e que sejam empossados. Só que tem essa questão do cadastro de reserva, que a população precisa saber o que aconteceu e que isso vai sim em descuprimento dos compromissos feitos com o Sindmed e Justiça, além de violação do princípio do concurso público”. 

Leia Também:  Água mais cara: VG reajusta água em 17,78%

OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  “Dormia e acordava pensando na minha escritura e agora é real”, diz morador contemplado pelo Governo de MT

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA