MATO GROSSO
Sine MT oferta 2,8 mil vagas de emprego em 25 municípios
MATO GROSSO
O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) disponibiliza 2.812 novas oportunidades de empregos para profissionais, que queiram ingressar no mercado de trabalho. As vagas estão disponíveis em 25 municípios do Estado, inclusive em Cuiabá e Várzea Grande. Há vagas também para pessoas com deficiência (PCD).
As vagas são para as cidades de: Cuiabá e Várzea Grande (435), Água Boa (71), Alta Floresta (93), Alto Araguaia (54), Alto Taquari (01), Barra do Garças (159), Brasnorte (09), Cáceres (16), Campo Novo do Parecis (161), Campo Verde (184), Canarana (17), Colíder (154), Diamantino (39), Guarantã do Norte (18), Jaciara (01), Juara (01), Juscimeira (01), Lucas do Rio Verde (89), Nova Mutum (46), Pontes e Lacerda (82), Primavera do Leste (175), Rondonópolis (303), Sapezal (69) e Sinop (287).
O trabalhador também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal http://empregabrasil.mte.gov.br/
Inscrição – Os interessados devem procurar a unidade do SINE mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais.
Estas oportunidades podem ser preenchidas ou alteradas a qualquer momento e sem nenhum aviso prévio.
Confira a relação das vagas de empregos aqui
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.