Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sistema de rastreabilidade dos produtos florestais de MT é apresentado em evento da indústria madeireira

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou na Feira Carrefour International du Bois, em Nantes, na França, o andamento da rastreabilidade da madeira explorada em Mato Grosso, que possui origem legal e valorizada no mercado nacional e internacional. O Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0), foi implantado pelo Governo do Estado em 2023.

A Feira Carrefour, um dos eventos mais importantes da indústria madeireira no mundo. foi realizada entre os dias 28 e 30.

No Sisflora atualmente são 3.760 empreendimentos ativos no sistema, dentre eles, empreendimentos de exploração florestal, indústrias madeireiras, picador móvel e empreendimentos que utilizam a madeira como fonte de energia.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explicou que a Europa tem ampliado as exigências para importar produtos de origem florestal, e o assunto foi abordado durante uma entrevista ao Journal Bati, de um canal francês, e com os participantes brasileiros e estrangeiros que passaram pelo evento.

“O Sisflora 2.0 está em operação há um ano e promove uma resposta sobre a rastreabilidade dos produtos florestais trazendo essa noção perante a legalidade na exportação junto aos sistemas estadual e federal desde a sua origem”, explicou

Leia Também:  Portadores da Carteira de Identificação do Autista podem concorrer a entradas para treino do Cuiabá

Mauren frisou ainda o potencial de Mato Grosso em produzir madeira nativa por meio de manejo florestal sustentável. “Atualmente, estamos com pouco mais de 5 milhões de hectares de manejo e nossa meta é chegar a 6 milhões de hectares até 2030. Com um potencial de reduzir em 16% as emissões estaduais, o manejo florestal está entre as 12 ações prioritárias do Programa MT Carbono Neutro 2035” completa ela.

Participaram do evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a deputada estadual Janaína Riva, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel.

Aproximadamente 670 expositores de diferentes países apresentam produtos e soluções para os setores da construção, moveleiro e outros grupos de interesse no tema. A feira bienal atrai profissionais de diversos segmentos relacionados à madeira, incluindo indústrias de processamento de madeira, fabricantes de máquinas e ferramentas, design de interiores, decoração, móveis e iluminação. O evento é uma plataforma essencial para descobrir inovações, estabelecer parcerias comerciais e acompanhar as tendências do mercado.

Leia Também:  Polícia Civil recebe investimentos de R$ 357 mil na aquisição de fuzis 556

Sobre o Sisflora 2.0

O controle da comercialização de produtos florestais no Mato Grosso é feito com a utilização do Sisflora 2.0, implantado em 19 de maio de 2023. O sistema funciona de forma integrada com o sistema federal, DOF+ Rastreabilidade, e permite o conhecimento da cadeia de custódia dos produtos florestais, desde a origem, nos Plano de Manejo Florestal Sustentável devidamente autorizados pela Sema, até o consumidor final.
Sema-MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  Com apoio do Governo de MT, 56ª Expoagro começa nesta quinta-feira (11)

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA