MATO GROSSO
Stopa afirma que Federação anuncia pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá até 20 de maio
MATO GROSSO
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), afirmou à imprensa nesta sexta-feira (12), que maio é o prazo limite para a Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) anunciar o seu pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá. Segundo Stopa, a resolução foi definida entre as executivas nacionais dos partidos em Brasília e foi enviada aos diretórios municipais. O vice reiterou ainda que segue firme na disputa pela pré-candidatura. Stopa disputa a indicação com o deputado estadual Lúdio Cabral, confirmado como pré-candidato do PT.
“A data limite para a federação definir é 20 de maio, não tem um dia a mais. Isso é decisão da própria Federação. Dia 20 de maio, a Federação anuncia o candidato em Cuiabá, isso se não houver consenso antes”, falou o vice-prefeito.
O Partido Verde tem feito esforços para aumentar o capital político de Stopa na mesa de negociações. A movimentação mais recente foi nesta quinta-feira (11) com um encontro municipal da sigla em Cuiabá com filiados.
Stopa foi recebido de forma calorosa pelos correligionários. O evento foi prestigiado pelo vice-presidente da legenda em Mato Grosso, Aluízio Leite, vereadores Prof. Mário Nadaf, Paulo Henrique e Marcus Brito Júnio – todos do PV – e pela presidente do diretório municipal do PCdoB em Cuiabá, Lane Costa.
“Estou trabalhando para ser o escolhido, mas dentro desse processo democrático qualquer um pode ser o escolhido”, avaliou Stopa.
Stopa ainda criticou a antecipação da campanha, alfinetando os partidos como PL e União Brasil que já chancelaram o deputado federal Abílio Júnior e o estadual Eduardo Botelho como pré-candidatos ao Alencastro.
“Tem gente que está precipitando o período eleitoral, usando da força econômica para tentar obter votos e vai quebrar a cara lá na frente. Já vi gente sair com 65% e perder eleição, é o que vai acontecer aqui em Cuiabá”, afirmou, sem citar nomes.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.