Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Superlua será visível hoje em MT; saiba o melhor horário

Publicados

MATO GROSSO

A primeira superlua de 2023 será visível em Mato Grosso a partir da noite desta terça-feira (1). A segunda e última do ano poderá ser vista no dia 30 deste mês.

A astrônoma Telma Cenira Couto da Silva explica que o fenômeno ocorre na fase cheia da lua quando ela está próxima ao perigeu – ponto mais próximo entre a Lua e a Terra.

Segundo a profissional é difícil que o início da fase cheia da Lua e o perigeu tenham início ao mesmo tempo.

Em Mato Grosso a Lua entrará na fase cheia às 14h32 de terça e passará pelo perigeu à 1h52, na madrugada de quarta-feira (2).

 

“O melhor momento para observar a Lua será no entardecer do dia 1°, quando ela estiver se levantando no céu. […] Mas quando ela estiver se pondo, no amanhecer do dia 2, ela também brilhará majestosa no céu”, afirmou.

 

“Devido a uma ilusão de óptica, a Lua parece maior quando está próxima ao horizonte. É melhor observá-la quando ela estiver se levantando no céu, ou, quando ela estiver se pondo, em seu ocaso”.

Leia Também:  AL entra com ação no STF para poder criar novos municípios em MT

 

Segundo a especialista, para que o fenômeno aconteça é preciso que a Terra e a Lua estejam em uma distância menor que 360 mil quilômetros. “De acordo com essa definição, as duas luas cheias de agosto serão as únicas superluas do ano”, afirmou.

 

A que acontece nesta terça-feira estará a uma distância de 357.530 quilômetros. Já a do dia 30 de agosto, a 357.344 quilômetros.

 

Mais distante

 

Tem ainda, segundo Telma, quem considere como superlua quando o satélite está próximo da distância de 360 mil quilômetros.

 

Nesse cenário 2023 teria, ao todo, quatro superluas. Uma foi registrada no dia 3 de julho, a uma distância de 361.934 quilômetros da Terra. A outra está prevista par ao dia 29 de setembro, a uma distância de 361.552 quilômetros.

 

“A Lua Cheia de 29 de setembro também estará muito bela e não custa admirá-la nessa data”, afirmou.

 

A especialista explica que apesar de produzir marés mais altas, elas não passam de 5 centímetros a mais do que nas luas cheias convencionais.

Leia Também:  Após ação das Forças de Segurança de MT, rodovias estão liberadas

 

“Também já foi verificado cientificamente que ela não é responsável por terremotos e erupção de vulcões”.

 

“Além da beleza da visão, uma Super-Lua não tem uma importância maior para a astronomia”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

Leia Também:  URGENTE! “Se usam revólver, temos de vir com metralhadora”, diz Moro sobre plano do PCC para executá-lo. Siga

Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA