MATO GROSSO
Suplentes de Fávaro serão filiados no PSD e abrem caminho para senador de MT assumir Agricultura
MATO GROSSO
Os suplentes do senador Carlos Fávaro serão filiados ao PSD. A articulação, de acordo com o parlamentar, foi feita pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e deve abrir caminho para que o mato-grossense assuma o Ministério da Agricultura no Governo Lula (PT).
Ao Olhar Direto, Fávaro disse que as filiações têm como objetivo garantir o comando de comissões no Senado que hoje estão sob a alçada do PSD. A sigla negocia para assumir dois ministérios na gestão de Lula e havia preocupação com o esfacelamento da base de apoio do petista na Casa, onde o futuro presidente trabalha para construir maioria.
No caso das suplências de Fávaro, a principal preocupação era com relação a Margareth Buzetti, hoje no PP e assumidamente apoiadora do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Na imprensa nacional, circula que a articulação para que ela fique sob a tutela do PSD foi liderada pelo ex-governador Blairo Maggi (PP), com quem Lula conversou recentemente por telefone.
Além da filiação de Buzzetti, o 2º suplente José Lacerda, militante histórico do MDB de Mato Grosso, também irá migrar para o PSD. No acordo costurado, caso Fávaro assuma de fato o Ministério, os dois devem intercalar o mandato no Senado, num esquema de rodizio.
Questionado sobre sua ida para o Mapa, Fávaro ponderou que a decisão final é exclusividade do presidente Lula.
FONTE/ REPOST: OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.