Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Suplentes de Fávaro serão filiados no PSD e abrem caminho para senador de MT assumir Agricultura

Publicados

MATO GROSSO

Os suplentes do senador Carlos Fávaro serão filiados ao PSD. A articulação, de acordo com o parlamentar, foi feita pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e deve abrir caminho para que o mato-grossense assuma o Ministério da Agricultura no Governo Lula (PT).

Ao Olhar Direto, Fávaro disse que as filiações têm como objetivo garantir o comando de comissões no Senado que hoje estão sob a alçada do PSD. A sigla negocia para assumir dois ministérios na gestão de Lula e havia preocupação com o esfacelamento da base de apoio do petista na Casa, onde o futuro presidente trabalha para construir maioria.

No caso das suplências de Fávaro, a principal preocupação era com relação a Margareth Buzetti, hoje no PP e assumidamente apoiadora do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Na imprensa nacional, circula que a articulação para que ela fique sob a tutela do PSD foi liderada pelo ex-governador Blairo Maggi (PP), com quem Lula conversou recentemente por telefone.

Além da filiação de Buzzetti, o 2º suplente José Lacerda, militante histórico do MDB de Mato Grosso, também irá migrar para o PSD. No acordo costurado, caso Fávaro assuma de fato o Ministério, os dois devem intercalar o mandato no Senado, num esquema de rodizio.

Leia Também:  Suspeito de agredir motoboy é preso pela PM com arma de fogo em Sinop

Questionado sobre sua ida para o Mapa, Fávaro ponderou que a decisão final é exclusividade do presidente Lula.

FONTE/ REPOST: OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  VÍDEO: Morador de Várzea Grande, grava blitz dos agentes de trânsito (Amarelinhos), na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e "Zomba" do prefeito da Capital.

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  Encontro ocorre nesta quarta e quinta-feira (29 e 30.11), em Cuiabá, para discussão da Saúde Única no Estado A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza na próxima quarta-feira e quinta-feira (29 e 30.11), das 07h30 às 18h, no auditório Aracuã do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o primeiro Simpósio de Saúde Única. Encontro visa o fortalecimento, por meio da integração intersetorial e interinstitucional, entre as áreas que atendem a saúde humana, meio ambiente e a saúde animal. A expectativa é de que participem do evento cerca de 200 profissionais, entre médicos veterinários, biólogos, técnicos do meio ambiente, agentes de Combate às Endemias e agentes Comunitário de Saúde, equipes da Defesa Civil e dos Escritórios Regionais de Saúde, policiais florestais, bombeiros, turismólogos, empresários, alunos e demais pessoas interessadas na temática. Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a proposta é envolver os técnicos das diversas instituições para o uso consciente do conceito de saúde única. “Vamos trabalhar dividindo informações, implementando programas, desenvolvendo ações de maneira conjunta para a conservação da tríade, que é a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental”, explica a gestora. Para a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, a integração entre as temáticas pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde pública, com redução dos riscos para a saúde global. “O conceito de Saúde Única servirá para definir as políticas, legislações, pesquisas e implementação de programas em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para diminuição de risco e manutenção da Saúde”, pontua Marlene. Entre os temas que serão discutidos ao longo dos dois dias de simpósio estão: o conceito da Saúde Única; doenças transmitidas por carrapatos em Mato Grosso; vigilância participativa de emergência de zoonoses com a apresentação da experiência dos sistemas no pantanal e no Brasil; os atendimentos a animais silvestres realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Inter relação da Vigilância em Saúde Ambiental e vigilância de zoonoses. 

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA