Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT abre as portas para acadêmicos da Unemat em mais uma edição do TCEstudantil

Publicados

MATO GROSSO

Em mais uma edição do projeto TCEstudantil, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) abriu as portas do órgão para 40 acadêmicos dos cursos de Gestão Pública e de Ciências Contábeis dos câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Cuiabá e Nova Mutum, respectivamente.

Na ocasião, o supervisor da Escola Superior de Contas do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, destacou a importância do projeto, que tem por objetivo incentivar o protagonismo juvenil e estimular o controle social como prática diária.

“Nosso intuito é mostrar com clareza e provocá-los para que tenham interesse pela coisa pública. A partir do momento que começam a entender o que é realmente, como funciona na prática, também passam a ter consciência e vontade de prestar atenção nos movimentos públicos”, salientou o supervisor.

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Os alunos conheceram a missão, as obrigações e o funcionamento do TCE-MT e do Ministério Público de Contas (MPC), que foram didaticamente apresentados. Também tiveram acesso a decisões, julgamentos, canais de comunicação, sistemas, projetos e ações voltadas à formação da cidadania e, por fim, visitaram todos os setores do Tribunal de Contas.

Leia Também:  Mais de 40 componentes eletrônicos são apreendidos no CR de Várzea Grande
Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Secretário da 4ª Secretaria de Controle Externo, o auditor público José Fernandes Correia de Góes foi um dos que recepcionou os estudantes. “Esse programa tenta desenvolver na mente dos estudantes a verdadeira cidadania, para que tenham vontade de participar de audiências públicas, contribuir com o orçamento de sua cidade, fazer uma denúncia a fim de corrigir falhas para que a gestão pública seja mais eficaz, eficiente e contribua com a sociedade da melhor maneira possível. Esse é o princípio da dignidade humana.”

Docente do Campus de Nova Mutum, Carine Cantini Ledur agradeceu ao TCE-MT pela oportunidade. “Para nosso curso de Ciências Contábeis é uma porta que se abre na vida desses acadêmicos, que puderam conhecer de perto o funcionamento do Tribunal de Contas e se aproximar de quem atua aqui.”

Para o acadêmico Rafael Gomes, a oportunidade despertou um interesse futuro. “Olhando a dimensão do Tribunal de Contas, tudo que foi mostrado aqui, tenho um novo objetivo de poder fazer parte de uma instituição como essa.”

Leia Também:  VÍDEO: Estudantes da rede pública de ensino de Mato Grosso, agora terão a oportunidade de realizar curso profissionalizante dentro da própria escola que estuda

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de MT contribui com expansão da carne mato-grossense para o mercado internacional, afirmam pecuaristas

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA