MATO GROSSO
TCE-MT fortalece gestão pública para subsidiar desenvolvimento do estado
MATO GROSSO
Para subsidiar o desenvolvimento do estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) fez do fortalecimento da administração pública uma de suas principais estratégias. Assim, ao longo dos seis primeiros meses do biênio 2024/2025, o órgão ajudou os municípios a implementarem ações que garantam melhor alocação de recursos e o desenvolvimento contínuo das políticas públicas.
Neste contexto, uma importante ferramenta é o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic-MT). Ainda no começo do ano, a implantação da plataforma foi concluída na Prefeitura de Várzea Grande, graças a um trabalho que contou com atuação direta da Comissão Permanente de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização, presidida pelo conselheiro José Carlos Novelli.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| TCE-MT concretiza implantação do Siafic-MT no Município de Várzea Grande. Clique aqui para ampliar |
“Esta é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões e nossa função é deixar os servidores muito bem-preparados para isso. No caso do Siafic, o mesmo sistema usado na Prefeitura de Várzea Grande será utilizado em todos os órgãos da administração indireta, gerando ganhos para os municípios e para o TCE, que poderá melhorar o controle externo”, explica Novelli.
Com foco na governança contábil dos municípios, o Siafic foi lançado no âmbito do TCE-MT em 2023 e é apontado como um marco para a transparência e a gestão fiscal. Seus benefícios foram comprovados quando Cuiabá, primeiro município a aderir a proposta, ficou em 1° lugar na categoria “maior evolução” do II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024, da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| De sala em sala, a equipe Corregedoria-geral tirou dúvidas e tratou sobre as condutas mais adequadas ao ambiente de trabalho. Clique aqui para ampliar |
As métricas de qualidade não são aplicadas apenas aos jurisdicionados e, dentro do Tribunal, os setores vêm contando com a Corregedoria-geral para orientar as melhores condutas entre os servidores. Em maio, quando se comemora o Dia Nacional da Ética, a unidade realizou o Corregedoria Day, ação coordenada nacional que debateu a ética e o assédio no âmbito dos órgãos de controle externo de todo país. Na ocasião, foi distribuído o Código de Ética dos Servidores do TCE-MT (Resolução 4/2022) e a Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio Moral e Sexual nos Tribunais de Contas.
“São temas atuais e extremamente relevantes. Ao trazermos isso ao Tribunal, estamos prevenindo comportamentos inadequados e garantindo a dignidade e o bem-estar que todos merecem. “Nosso principal objetivo é manter o ambiente profissional saudável e respeitoso, o que reforça o compromisso da Corregedoria com um Tribunal ético e livre de assédio”, afirmou o corregedor-geral.
Sob liderança de Novelli, a Corregedoria-geral também foi eleita para coordenar a Rede das Corregedorias dos Tribunais de Contas do Brasil a partir do próximo ano. O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional das Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO 2024), realizado em Aracaju (SE), no mês de junho.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

