Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT fortalece gestão pública para subsidiar desenvolvimento do estado

Publicados

MATO GROSSO

Para subsidiar o desenvolvimento do estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) fez do fortalecimento da administração pública uma de suas principais estratégias. Assim, ao longo dos seis primeiros meses do biênio 2024/2025, o órgão ajudou os municípios a implementarem ações que garantam melhor alocação de recursos e o desenvolvimento contínuo das políticas públicas.

Neste contexto, uma importante ferramenta é o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic-MT). Ainda no começo do ano, a implantação da plataforma foi concluída na Prefeitura de Várzea Grande, graças a um trabalho que contou com atuação direta da Comissão Permanente de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização, presidida pelo conselheiro José Carlos Novelli.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
TCE-MT concretiza implantação do Siafic-MT no Município de Várzea Grande. Clique aqui para ampliar

“Esta é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões e nossa função é deixar os servidores muito bem-preparados para isso. No caso do Siafic, o mesmo sistema usado na Prefeitura de Várzea Grande será utilizado em todos os órgãos da administração indireta, gerando ganhos para os municípios e para o TCE, que poderá melhorar o controle externo”, explica Novelli.

Leia Também:  "Em lugares em que a gente gastava uma hora, uma hora e meia, agora chega em 15 minutos", afirma morador após Governo asfaltar MT-459

Com foco na governança contábil dos municípios, o Siafic foi lançado no âmbito do TCE-MT em 2023 e é apontado como um marco para a transparência e a gestão fiscal. Seus benefícios foram comprovados quando Cuiabá, primeiro município a aderir a proposta, ficou em 1° lugar na categoria “maior evolução” do II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024, da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
De sala em sala, a equipe Corregedoria-geral tirou dúvidas e tratou sobre as condutas mais adequadas ao ambiente de trabalho. Clique aqui para ampliar

As métricas de qualidade não são aplicadas apenas aos jurisdicionados e, dentro do Tribunal, os setores vêm contando com a Corregedoria-geral para orientar as melhores condutas entre os servidores.  Em maio, quando se comemora o Dia Nacional da Ética, a unidade realizou o Corregedoria Day, ação coordenada nacional que debateu a ética e o assédio no âmbito dos órgãos de controle externo de todo país. Na ocasião, foi distribuído o Código de Ética dos Servidores do TCE-MT (Resolução 4/2022) e a Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio Moral e Sexual nos Tribunais de Contas.

Leia Também:  Governo de MT entrega veículos novos para fortalecer ações de combate a desmatamento ilegal e incêndios

“São temas atuais e extremamente relevantes. Ao trazermos isso ao Tribunal, estamos prevenindo comportamentos inadequados e garantindo a dignidade e o bem-estar que todos merecem. “Nosso principal objetivo é manter o ambiente profissional saudável e respeitoso, o que reforça o compromisso da Corregedoria com um Tribunal ético e livre de assédio”, afirmou o corregedor-geral.

Sob liderança de Novelli, a Corregedoria-geral também foi eleita para coordenar a Rede das Corregedorias dos Tribunais de Contas do Brasil a partir do próximo ano. O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional das Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO 2024), realizado em Aracaju (SE), no mês de junho.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Vereador de Sorriso vai entregar título de "cidadão sorridente" para Deputado Federal Nikolas Ferreira

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA