Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT promove 10ª capacitação para utilização de plataforma para monitoramento de metas

Publicados

MATO GROSSO

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início, nesta terça-feira (23), a mais um treinamento para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos.

Ao longo de três dias, secretários e técnicos das Prefeituras de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Juína receberão informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização do sistema. A capacitação está sendo realizada na Secretaria Municipal de Educação da Capital.

Segundo o subsecretário da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), Guilherme de Almeida, a nova gestão do TCE-MT, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, já demonstrou que dará sequência aos trabalhos voltados à orientação dos gestores em prol da melhoria dos serviços entregues à população.

“E o GPE nada mais é do que um Programa que ensina, orienta, que ajuda o gestor a planejar seu município. Então, vamos continuar nesse mesmo ritmo de treinamento para trazer benefícios para as políticas públicas municipais”, sustentou.

Leia Também:  Duas cidades de MT serão comandadas por chapa feminina

De acordo com o coordenador do GPE no TCE-MT, Volmir Manhabosco, nessa capacitação os municípios estão sendo treinados para migração para o novo sistema do GPE. “É importante que façam a atualização e adequação dos indicadores, voltados ao Caderno de Indicadores padronizado do planejamento estratégico publicado pelo TCE”, salientou.

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Coordenadora do GPE em Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos explicou que a equipe da Prefeitura vinha, desde novembro, discutindo o novo Caderno de Indicadores que o Tribunal disponibilizou. “A gente já tinha uma cesta de indicadores que eram aplicados aqui, analisamos os novos indicadores disponibilizados pelo TCE e agora, nesse momento, os técnicos estão sendo capacitados para a nova ferramenta, que vai gerenciar e controlar esses indicadores. Isso é de extrema relevância para podermos acompanhar a execução desse planejamento.”

Jeferson Boese, coordenador do GPE em Juína, assegurou que os resultados já são observados pelo Município. “A gente fica muito grato de poder participar dessas capacitações. Todo conhecimento que adquirimos aqui, levamos para o município, implementamos e os resultados estão aparecendo de forma exponencial.”

Leia Também:  Alunas da Unemat recebem óculos de visão artificial da Seduc

Já o coordenador do GPE em Lucas do Rio Verde, Welder Maciel, declarou que a parceria com o TCE-MT está fortalecendo cada vez mais a cultura do planejamento do Município. “Ressaltando ainda mais essa necessidade da gestão pública para otimizar e oferecer mais políticas de qualidade”.

O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022, na gestão do conselheiro José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos e já validou os mapas estratégicos de mais de 100 municípios.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Destaques do atletismo competem no Troféu Brasil em Cuiabá; confira principais nomes

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA