Search
Close this search box.
CUIABÁ

Eleições 2022

Thiago Silva é reeleito na AL com mais de 30 mil votos em MT

Publicados

MATO GROSSO

O deputado estadual Thiago Silva teve uma votação expressiva nas eleições para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, neste domingo (2), com 30.506 votos obtidos em várias regiões de Mato Grosso. Ele esteve acompanhado de familiares, amigos e uma forte militância durante a apuração das urnas.

“Quero primeiramente agradecer a Deus! Ele que tem nos dado forças e sabedoria para chegar até aqui. A todo momento sempre colocamos tudo nas mãos de Deus para que Ele continuasse nos guiando e abençoando a nossa campanha. Se estamos nesta posição, é a certeza que realmente é um projeto Deus. Toda honra e glória seja dada a Ele! Agradeço a todos pelo esforço, dedicação e por terem acreditado em nosso projeto”, declarou o reeleito. 

Ele frisou que o resultado alcançado com a reeleição é a comprovação do trabalho realizado em Mato Grosso, na busca de promover ações para tornar o Estado mais igualitário, justo e de oportunidades para a sociedade. “Estou muito feliz! Percorremos todo esse Estado e tem municípios que, nas eleições de 2018, não tínhamos tirado um voto. Agora, obtivemos mais de 500 votos. Isso é o reconhecimento ao nosso trabalho! Estou muito satisfeito e queremos fazer mais nestes próximos quatro anos”, posicionou o parlamentar.

Leia Também:  VÍDEO: Prefeito Emanuel Pinheiro se pronuncia sobre prisão do vereador Paulo Henrique de Figueiredo

Durante a apuração dos votos, o deputado agradeceu o apoio recebido pela família, equipe e apoiadores pelo esforço e dedicação durante esse período de campanha e os mais de 30 mil votos recebidos nas eleições. “Agradeço em especial, a minha equipe que é guerreira e trabalhou muito. Sei que todos atuaram com responsabilidade e com comprometimento. Essa vitória tem uma equipe que realmente se dedica e é aguerrida. Obrigada a todos vocês que acompanharam essa linda jornada. Vocês sabem como trabalhamos para alcançar esse resultado nesta noite memorável”, comentou o deputado.

Essa é a quarta campanha eleitoral que Thiago Silva participa, onde foi vereador por dois mandatos em Rondonópolis, entre os anos de 2013 a 2018. Logo, se tornou deputado estadual e, agora, foi reeleito para atuar por mais quatro anos em prol da educação, agricultura familiar, infraestrutura, segurança, saúde e na área social com a promoção de projetos de qualificação profissional e inclusão aos grupos mais vulneráveis.

“Quero agradecer a toda população de várias regiões de Mato Grosso. Obrigado a todos que estão nos acompanhando pelas redes sociais. Vocês podem ter certeza que o Thiago Silva vai continuar sendo o mesmo, trabalhador que percorre todo o Estado para buscar os melhorias na qualidade de vida da população”, concluiu Thiago Silva.

Leia Também:  Invictos para Covid e pessoas com várias reinfecções intrigam cientistas

Fonte: Eleições 2022

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Governador reforça trabalho sustentável do agro e defende leis mais duras para proteger os biomas

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Vídeo: O Sindicato Rural de Cuiabá, aposta que a Expoagro 2023, será a maior da história.

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA