Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

UFMT oferece 170 vagas de atendimento gratuito para psicoterapia de adultos, adolescentes e crianças

Publicados

MATO GROSSO

O Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A.) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 170 vagas para psicoterapia individual e em grupo. A abertura dos atendimentos acontece pela primeira vez desde a pandemia da Covid-19, em 2020. As inscrições acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro, presencialmente no S.P.A. São 130 vagas para adultos, 20 para adolescentes e 20 infantis.

Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Psicologia da UFMT, com supervisão de seus professores. “As demandas que envolvem saúde mental são gigantescas e não existem serviços gratuitos disponíveis para todos. Neste sentido, enquanto campo de formação para novos profissionais conseguimos ofertar algumas vagas, que beneficiam algumas pessoas”, explica a coordenadora e responsável técnica pelo serviço, Helen Santana de Souza.

O S.P.A. é um espaço de articulação entre teoria e prática, fundamentais para a formação do psicólogo. Além disso, abriga atividades de pesquisa e extensão voltadas para as demandas e áreas do conhecimento em Psicologia.

“Vivemos em uma sociedade com ritmos cada vez mais intensos que exigem respostas rápidas em tempos distintos da nossa organização subjetiva. Além disso, o desafio humano de lidar com os diferentes contextos relacionais e os próprios sentimentos é impactado pelo mundo em que vivemos. Por isso, a psicologia se propõe a auxiliar nesses desenvolvimentos, considerando todas as especificidades que compõem a complexidade humana”, completa Helen.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá arrecada leite materno suficiente para alimentar mais de 250 bebês em UTI Neonatal

Inscrições são abertas a comunidade 

Qualquer pessoa pode se inscrever, independentemente de sua ligação com a UFMT, desde que tenham disponibilidade para comparecer semanalmente aos atendimentos.

A seleção dos participantes é feita a partir de um atendimento inicial para triagem, realizado nas semanas consecutivas à inscrição, onde são avaliadas as queixas e urgência para início do atendimento. Os casos mais graves são priorizados e, em seguida, é seguido um critério de ordem de inscrição e disponibilidade de horários.

“Os pacientes que passam por processos psicoterápicos geralmente relatam que tiveram sua vida transformada, isso porque tal espaço, de autoconhecimento, de reflexão e transformação, possibilitado pela relação empática e escuta qualificada, permite que as subjetividades se reconstruam e assim são estabelecidos encontros consigo e com os outros. Os resultados mais relatados envolvem melhoria nas relações afetivas e de trabalho, no sentimento de autoestima, impactando a vida profissional e familiar positivamente”, conclui.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 9 e 10, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, presencialmente no S.P.A., localizado no Câmpus de Cuiabá da UFMT, ao lado do Parque Aquático. Confira a localização aqui.

Leia Também:  "É uma gestão eficiente, preparada e que tem compromisso com o social", afirma Simone Tebet

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  "É uma gestão eficiente, preparada e que tem compromisso com o social", afirma Simone Tebet

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA