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Uisa promove treinamento de primeiros socorros na aldeia Umutina

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Aproximadamente 30 estudantes da Escola Estadual Indígena Jula Paré, de Barra do Bugres (MT), participaram do treinamento de primeiros socorros realizado pelo Programa de Valorização dos Povos Tradicionais da biorrefinaria Uisa, no território indígena Umutina. Durante a programação, foram repassadas técnicas de atendimento a ocorrências de urgência e emergência, com foco na utilização de recursos disponíveis na rotina da população indígena, considerando situações de mal súbito, de possíveis acidentes no cultivo da roça, caça, pesca, coleta de sementes, entre outras atividades.
Formado por 15 aldeias, o território Umutina está localizado a 37 km da Uisa. “Cerca de 500 indígenas vivem na localidade, e as questões de transporte e distância das aldeias até um ponto de atendimento à saúde nos levaram a promover um treinamento com noções básicas de suporte à vida. Com as orientações, é possível identificar e realizar de maneira adequada os primeiros socorros até que a vítima receba ajuda especializada”, relatou o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho.
Com carga horária de 1h30, o treinamento ministrado pela supervisora de Saúde Ocupacional da Uisa, Silvia da Silva Sobrinho, apresentou técnicas de primeiros socorros que necessitam de intervenção imediata, como engasgos, queimaduras, picada por animais peçonhentos e parada cardiorrespiratória, por exemplo. “A primeira ação diante de uma ocorrência pode determinar a vida e/ou a qualidade de vida dessa vítima. Por isso, é importante saber atuar nos minutos iniciais. Atitudes e manobras simples fazem toda diferença, principalmente diante de uma parada cardiorrespiratória, pois a massagem cardíaca é a única forma de manter a vítima em vida até a chegada de um atendimento especializado”, destacou Silvia.
Importância do aprendizado na escola
O estudante Katã Azonaise Calomezoré foi um dos participantes. “Eu gostei muito, porque se caso acontecer alguma emergência  dentro da aldeia, a gente já sabe como socorrer, dar um apoio até a pessoa do posto chegar para nos ajudar”, pontuou. Por sua vez, o professor Luciano Ariabô Quezo indicou que seria importante que as noções básicas de primeiros socorros fossem incluídas no currículo escolar. “Todos os cidadãos deveriam ter esse entendimento. Com procedimentos relativamente simples, você pode salvar a vida de alguém ou ser salvo. A escola é um dos ambientes em que essa pauta deveria ser naturalizada, promovida de tal forma que os estudantes aprofundem melhor o assunto e, como consequência, levem essa noção, esse entendimento, para o ambiente familiar, multiplicando ainda mais essa questão”, ressaltou.
Sobre a Uisa
Uma das maiores biorrefinarias do Brasil, conta com um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e de seus resíduos em biocombustível, energia limpa, produtos para nutrição e saúde animal, álcool saneantes, alimentos e biofertilizantes derivados da cana-de-açúcar. Localizada em Mato Grosso, a empresa tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.
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TNT é nomeada patrocinadora oficial da NBA no Brasil para aprofundar engajamento dos fãs

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A TNT, marca de bebidas energéticas e esportivas do Grupo Petrópolis, anunciou hoje uma colaboração com a National Basketball Association (NBA), para engajar mais de 52 milhões de fãs no Brasil. A parceria também torna a TNT Patrocinadora Oficial da NBA no país.

“Esta colaboração com uma das maiores ligas esportivas do mundo é um momento especial para TNT e para o Grupo Petrópolis. A NBA foi além das quadras e se tornou um fenômeno global — é sobre esporte, mas também sobre atitude e estilo de vida, parte do dia a dia de milhões de fãs ao redor do mundo. Com essa conexão, queremos que nosso energético e nossa bebida esportiva TNT estejam cada vez mais presente na rotina de quem vive essa energia dentro e fora do universo esportivo”, afirma José Luiz Sinti, Gerente Nacional de Patrocínios do Grupo Petrópolis.

“A TNT compartilha nossa paixão pelo basquete e nosso compromisso em proporcionar experiências emocionantes e culturalmente relevantes aos fãs em todo o Brasil”, disse Fabio Laudísio Correa, Líder de Desenvolvimento de Novos Negócios e Parcerias da NBA América Latina. “Temos orgulho de trabalhar juntos para dar vida à energia da NBA por meio de ativações envolventes que celebram a vibrante comunidade de basquete do país.”

Marca oficial da NBA
Como parte do patrocínio, a TNT se torna a Bebida Energética e a Bebida Esportiva oficiais da NBA no Brasil, com direitos de marketing e licenciamento para usar a marca NBA em campanhas e produtos. A marca também será ativada nos eventos exclusivos da liga no Brasil, oferecendo experiências de hospitalidade, conteúdo exclusivo e engajamentos únicos e imersivos que refletem a sinergia entre os fãs do melhor basquete do mundo e o estilo de vida urbano e vibrante representado pela TNT.

A primeira grande ativação será na NBA House, que acontecerá em junho, em São Paulo, reunindo milhares de fãs para assistir às Finais da NBA e desfrutar de experiências únicas da marca.
Com milhões de fãs no país e uma audiência significativa na televisão e nas plataformas digitais, a NBA já se consolidou como uma das ligas esportivas mais queridas do Brasil. Esse crescimento acompanha a expansão da marca TNT no país. Segundo dados da Nielsen de 2024, em comparação com o ano anterior, a TNT aumentou sua participação de mercado no segmento de bebidas energéticas, com um crescimento notável de 42% somente no estado de São Paulo — um resultado significativo, já que a região representa 29% do mercado nacional de bebidas energéticas.

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Segundo Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categoria e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, o posicionamento da TNT está perfeitamente alinhado com a base de fãs da NBA. “A TNT é mais do que uma bebida – é um estilo de vida que promove energia e autenticidade. Nosso trabalho com a NBA reforça essa conexão com o universo urbano, criativo e autêntico. Estamos falando de duas marcas que já fazem parte do dia a dia das pessoas, desde a forma como se vestem até a bebida que escolhem para acompanhar sua rotina”, explica.

O TNT Energy possui oito diferentes sabores, que vão do Original ao Mango Summer, da linha juice, e é um energético rico em vitaminas do Complexo B e tem doses adequadas de cafeína e taurina, que repõem as energias. Possui ainda a linha Focus (nos sabores Fantasy e Pink Lemonade), que traz na receita a Colina, um nutriente que auxilia no foco e na concentração. Atualmente, 75% dos sabores TNT Energy já são zero açúcares, reforçando o alinhamento da marca às tendências de consumo observadas na categoria.

A linha TNT Sport Drink também registrou um expressivo aumento no ano passado: 200% em comparação com 2023, superando a média do mercado. O sabor que mais se destacou foi Uva. “Estamos em constante evolução para entregar inovação e fortalecer a relação com nosso público. Com essa parceria, reforçamos o posicionamento de TNT e uma experiência 360º – marca de qualidade, atitude e conexão genuína com o consumidor”, pontua Cristiane.

Forte ligação com o esporte
Desde o seu lançamento, TNT está conectada ao lifestyle de quem ama esporte. A marca de energéticos já esteve presente em projetos ligados à natação, com Cesar Cielo, ao Judô, com Flavio Canto, e ao UFC, com os lutadores José Aldo, Junior Cigano e Rodrigo Minotauro, o skatista Roni Gomes, além de patrocinar outras atletas olímpicas, como Bia e Branca Feres, do nado sincronizado.

No automobilismo, TNT patrocinou carros da Scuderia Ferrari, entre 2012 e 2015, além da equipe Brawn GP, campeã mundial de Fórmula 1 na temporada 2009, e os pilotos da Fórmula Indy Hélio Castroneves e Tony Kanaan.

No futebol, esporte mais popular do país, o TNT Sport Drink patrocina sete dos principais clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia. “Atualmente, impactamos milhões de torcedores desses grandes clubes e agora, ao patrocinarmos uma liga com a relevância da NBA, fortalecemos ainda mais nossa trajetória e presença no lifestyle de todos que respiram esporte no Brasil e no mundo. Ao longo de sua história, a marca TNT já patrocinou desde a Fórmula 1 até o UFC, como patrocinadora oficial da equipe Ferrari, na Fórmula Indy, no UFC e em muitos outros esportes”, finaliza José Luiz Sinti.

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Novas embalagens
Além da parceria com a NBA, TNT apresenta as novas embalagens de TNT Sport Drink, que chegam ao mercado com um design ainda mais moderno e esportivo. A renovação visual reforça a identidade da marca, seu posicionamento e o compromisso com o alto desempenho, oferecendo uma bebida desenvolvida para quem busca energia e hidratação antes, durante e depois das atividades físicas.

SOBRE O TNT – Lançado em 2009, o TNT Energy Drink oferece 8 opções, entre eles o Original, Original Zero e os saborizados: Tangerina, Maçã Verde, além da linha Focus que possui Colina e auxilia no foco e concentração. Conta ainda com a linha juice com o sabor Mango Summer. Já o TNT Sport Drink – com quatro sabores refrescantes de frutas: uva, limão, laranja e tangerina – é um suplemento alimentar líquido que repõe nutrientes, sais minerais e vitamina C, além de hidratar o corpo de quem o consome durante ou após a atividade física. Produzida e distribuída pelo Grupo Petrópolis, a marca TNT está entre os energéticos mais conhecidos pelos consumidores brasileiros.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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