MATO GROSSO
ÚNICO NEGRO ELEITO: JUCA DO GUARANÁ TOMA POSSE NA ALTM E DARÁ CONTINUIDADE AO MANDATO PARTICIPATIVO
MATO GROSSO
Na manhã desta quarta-feira (01), durante a cerimônia realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros , foram empossados os 24 deputados eleitos nas eleições realizadas em outubro de 2022, dentre eles o único preto, o deputado emedebista Juca do Guaraná.
Na posse o parlamentar reafirmou que vai dar continuidade ao mandado participativo, e que estará imbuído nas lutas da população mato-grossense. “Mais de vinte projetos nossos foram aprovados, no legislativo cuiabano, projetos em prol da pessoa deficiente, projetos em apoio às pessoas com autismo, ações de valorização da mulher – com destaque para a sala de amamentação – e o Gabinete Itinerante. Sem dúvida levaremos à frente esses projetos que deram certo”, ressaltou o deputado.
Juca do Guaraná foi vereador por Cuiabá em três mandatos e nos últimos dois anos foi Presidente da Câmara, diante disso afirma estar preparado para esta nova missão.
“Sou grato a Deus e ao povo mato-grossense que mostra confiança no trabalho do único deputado negro desta Assembleia. Agora nossa meta é atender aos 141 municípios do nosso estado”, projeta Juca.
Eleito com 20.723 votos, Juca sempre apoia as causas populares até mesmo em função de sua origem familiar, estudante da escola pública e que ascendeu pelo trabalho a partir do bairro Pedregal, na periferia da Capital.

MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.