Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vereador Juca do Guaraná Filho recebe o título de Excelência Comunitária

Publicados

MATO GROSSO

Nesta quinta-feira (02.06), Dia do Líder Comunitário Mato-grossense, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), foi homenageado, com o Título de Excelência Comunitária. A homenagem é referente aos relevantes serviços prestados ao movimento comunitário de Cuiabá e foi concedida pelo movimento comunitário do Estado de Mato Grosso.

O evento foi realizado na sede da União Coxipoense de Associação dos Moradores (UCAM) e contou com a participação de mais de 500 líderes comunitários. O Dia do Líder Comunitário Mato-grossense foi estabelecido pela Lei nº 9.235/2009.

O vereador reforçou seu compromisso com a categoria. “É um motivo de orgulho e alegria esse reconhecimento. Sou representante do povo e essa homenagem demonstra nossa efetividade como vereador. O líder comunitário e o vereador devem andar juntos. Afinal, é o líder comunitário que sabe o que de fato se passa no bairro. Eles são os porta-vozes do povo” destacou Juca do Guaraná.

“O movimento comunitário aproxima o vereador ainda mais dos bairros, mostrando a realidade e nos ajudando a trabalhar de forma mais eficiente. Com essa parceria fortalecida, conseguimos promover ações de desenvolvimento em toda cidade”, complementou Juca.

Leia Também:  Consultas públicas recebem contribuições até 5 de agosto

O Título Excelência Comunitária é uma iniciativa da União Coxipoense de Associação de Moradores em Cuiabá (Ucam), e foi criado com a finalidade de reconhecer e premiar as melhores práticas e gestão pública com participação social.

Moções de Aplausos

O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho entregou, juntamente com o vereador Dídimo Vovó (PSB), cerca de 107 Moções de Aplausos aos líderes comunitários de diversos bairros de Cuiabá.

“Hoje a Câmara de Cuiabá é um braço forte do movimento comunitário, sempre com portas abertas para receber e ouvir aqueles que vivem o dia a dia dos bairros. O presidente Juca do Guaraná está sempre pronto para apoiar nossas demandas em favor da população”, destacou o vereador Dídimo Vovó.

“Essa é uma honraria entregue àqueles que trabalham incansavelmente pelo bairro: o líder comunitário. Todo dia é dia de reconhecer o trabalho dos presidentes de bairro. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer. Conte com essa gestão para que o trabalho continue avançando em favor do povo”, finalizou Juca.

Leia Também:  Em pré-campanha, Fabio ‘cuiabaniza’ agenda no fim de semana

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  VÍDEO: Em reunião, em Rondonópolis, no final de semana, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lembrou sua origem da "Agricultura Familiar" e pregou a união dos pequenos produtores

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Estudo sobre mobilidade na região Metropolitana será apresentado em audiência pública

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA