MATO GROSSO
Vereador que tentou atirar em colega ficará preso no quartel da PM na Estrada da Guia
MATO GROSSO
Leia também:
Vereador que apontou arma para colega durante sessão é preso pela GCCO em Cuiabá
Os disparos, porém, não ocorreram por conta de uma possível falha. Em seu primeiro depoimento à delegacia, Neriberto não apresentou a arma nem a documentação de autorização do porte. Diante disso, foi cumprido mandado de prisão por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e ameaça. Neriberto foi preso em Cuiabá nesta quinta-feira (24).
Na audiência, o juiz observou que que não fora enviada cópia da decisão que decretou a custódia cautelar, nem tampouco cópia do pedido de prisão preventiva. Diante disso, não poderia como analisar a prisão, bem como não pode ser objeto de reexame por este juízo.
O mandado de prisão teria sido cumprido com uso de carta precatória e o juiz considerou desnecessário, quando mandado de prisão for extraído do Banco Nacional de Mandado de Prisão – BNMP.
“Posto isto, determino que seja expedido ofício à Vara Única de Querência/MT, informando o cumprimento do mandado de prisão preventiva, bem como que custodiado seja encaminhado para o ESFAP, quartel na Estrada da Guia, Cuiabá MT, por ser parlamentar municipal e Policial da Reserva, nos termos do art. 295, II do CPP.’’
O magistrado pontuou também que, segundo o vereador, durante cumprimento do mandado, o artigo 306 do Código de Processo Penal (CPP) não teria sido cumprido pelos policiais. Sendo assim, o juiz solicita que o termo de declaração do parlamentar seja encaminhado A Corregedoria da Polícia Civil para apuração e providências legais.
De acordo com o artigo 306 do CPP, a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou a pessoa por ele indicada.
Na prisão, Professor Neiriberto fara uso de medicamento e terá acompanhamento médico por conta do estado de saúde relatado na audiência, conforme determinação do juiz.
FONTE/ REPOST: FABIANA MENDES – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.