Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vereadores de Cuiabá aprovam projetos e concedem honrarias

Publicados

MATO GROSSO

Na Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (29), os vereadores por Cuiabá apreciaram 23 matérias, sendo 12 projetos de decretos legislativos em votação única, 1 Projeto de Lei em primeira votação e 10 pareceres emitidos pela CCJR.
A convite do presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), o vice-presidente da OAB-MT, Dr. José Carlos de Oliveira Jr, usou a Tribuna Livre, e tratou dos 90 anos da seccional mato-grossense.
Os parlamentares aprovaram em primeira votação, por 20 votos favoráveis, o Projeto de Lei, que institui a Campanha de Prevenção e Conscientização do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e da outras providências, de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos).
Os Projetos de Decretos Legislativos, em votação única, foram aprovados por 19 votos, concedendo honrarias como Título de Cidadão Cuiabano, Mulher Cidadã Ana Maria do Couto, Comenda de Mérito Social Major PM Luzineth Vilarinho, e Título Honorífico da Saúde Dr. Roched Abib Seba.
Dois pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), também foram aprovados, com 19 votos, o PL que dá a denominação de Rua Onercina Leopoldina da Silva a atual Rua Salto do Céu e ou Rua 21 (Vinte e Um), do bairro Tancredo Neve –  proposta pelo vereador Marcus Brito Jr. (PV), e o PL que dispõe sobre ações de controle e prevenção da tuberculose no município de Cuiabá, de autoria do vereador Luiz Fernando (Republicanos).
Além de aprovarem em bloco, por 20 votos, pareceres da CCJR, para a concessão de mais honrarias.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Indea e Sesp aderem ao Programa Integridade MT
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Dezoito ruas do bairro estão sendo asfaltadas com recursos 100% estaduais. O investimento será de R$ 12,4 milhões

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA