Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

VG segue com as campanhas de vacinação nas 22 unidades

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande segue com as Campanhas Nacionais de Vacinação contra poliomielite, influenza, Covid-19 e multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), que somam 22 no Município. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Não é necessário agendamento. Basta apresentar RG ou CPF e comprovante de residência. No caso da vacina da Covid-19, é necessário também apresentar o cartão com as doses anteriores.

 

O motivo, segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, em dar continuidade às campanhas é não permitir que doenças imunopreviníveis retornem para atingir a população. A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) fez o alerta para baixas coberturas vacinais no Brasil, com destaque para a poliomielite, o que coloca em risco, toda a estratégia nacional de vacinação.

 

“Em Várzea Grande fazemos muitas ações a fim de aumentar a população vacinável, imunizada. Por exemplo, em dois dias ‘D’ de vacinação, nos finais de semana, aplicamos cerca de 7 mil doses de vacinas, um bom resultado. Agora com todas as vacinas nas 22 Unidades Básicas de Saúde, até o final do ano, a população poderá tomar as vacinas próxima de suas casas. Outra informação importante é que a Secretaria decidiu desativar o ponto do Várzea Grande Shopping e manter as vacinas nos 22 pontos, localizados nas unidades básicas que possuem equipes multidisciplinares, com acolhimento adequado para vacinar toda a nossa população”, orientou o secretário.

Leia Também:  VÍDEO: Prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini, anuncia posse no Teatro Cerrado para economizar recursos públicos

 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, explica que o Ministério da Saúde oferta vacinas nos vários ciclos de vida da pessoa, quando nasce, criança, adolescente, jovem e adulto. “Por exemplo, durante o primeiro ano de vida, o bebê recebe um número maior de vacinas, diferente de outras etapas da infância e vida adulta. Os imunizantes são preparados para acompanhar cada etapa do desenvolvimento das pessoas”.

 

Com a Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre o ciclo de crescimento e as vacinas aplicadas em cada etapa da vida. Todos os imunizantes são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas que fazem parte da campanha da multivacinação para crianças são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Leia Também:  Abertas licitações para recuperar rodovias Sinop-Cláudia e Alta Floresta-Paranaíta; investimento de R$ 96,9 milhões

 

Já as vacinas disponíveis para os adolescentes são: As vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Em Várzea Grande as vacinas da Covid-19, estão disponíveis para pessoas com 5 anos ou mais, com a primeira e segunda doses da vacina. A dose adicional, conhecida como terceira dose, é aplicada em pessoas com 12 anos ou mais, quatro meses após a segunda dose. A quarta dose é aplicada em pessoas com 40 anos ou mais e em profissionais da saúde, quatro meses após a dose adicional.

 

A vacina da gripe – Influenza – está disponível para toda a população com 6 meses de idade ou mais, sendo aplicada anualmente, em dose única. A campanha de vacinação da Influenza teve início em abril, para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, e desde junho está liberada para toda a população com 6 meses de idade ou mais. As vacinas da Covid-19 e da Influenza podem ser aplicadas no mesmo dia, se a pessoa assim desejar.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  PGR pede condenação de ex-candidato a vereador envolvido em atos antidemocráticos

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  Abertas licitações para recuperar rodovias Sinop-Cláudia e Alta Floresta-Paranaíta; investimento de R$ 96,9 milhões

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA