Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Vigia Mais MT é considerado melhor referência em integração de tecnologia e sustentabilidade do País

Publicados

MATO GROSSO

O programa Vigia Mais MT foi considerado referência no País por causa da tecnologia utilizada e sustentabilidade na realização pela coordenadora-geral de Combate ao Contrabando e Descaminho da Secretaria Especial da Receita Federal, órgão do Ministério da Economia, Karen Yanamine Fujimoto. A gestora esteve nesta quinta-feira (29.06) na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá, para conhecer o programa.

“É fantástico. Com certeza a melhor referência no País. Até hoje eu não tinha visto nenhum sistema de monitoramento com essa integração toda e esse nível de inteligência tecnológica”, avaliou Karen Fujimoto.

Além de assistir uma apresentação do programa, a coordenadora teve acesso ao monitoramento em tempo real, por meio de câmeras do Vigia Mais MT já instaladas em cidades do interior. De acordo com ela, além da inteligência artificial das câmeras, das OCRs, por exemplo, que captam imagens e fazem leitura e cruzamentos de informações, a sustentabilidade do programa chama atenção.

“A gente sabe que é uma tecnologia cara, mas o Governo de MT pensou em tudo, do investimento à manutenção. Reduziu os custos de aquisição e da manutenção tornando o projeto sustentável aos municípios, analisou a coordenadora, que informou que a ideia é apresentar o Vigia Mais MT às unidades da Receita Federal no país.

Ela veio de Brasília acompanhada do chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 1ª Região Fiscal (Centro Oeste e Tocantins), Raphael Eugênio de Souza. Os dois conheceram o programa com dirigentes locais, a delegada Estadual da Receita Federal, Simone Chiosini, e a chefe de Repressão Contrabando de Cuiabá, Adriana Pertile.

Chefe na região Centro Oeste, Raphael Souza disse ser interessante que o programa seja apresentado pela Sesp-MT na Escola Superior de Defesa, do Ministério de Defesa, em Brasília, onde, segundo ele, estão reunidos representantes de praticamente todas as forças policiais do País.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Carneiro, recebeu a equipe da Receita Federal e destacou que o Vigia

Leia Também:  "Governo elevou MT a protagonista mundial na produção de alimentos e em sustentabilidade", destaca secretário

Mais MT é um projeto idealizado pelo governador Mauro Mendes e tem como principal objetivo a melhoria da segurança pública.

“É um programa elaborado com muito comprometimento, com muita vontade e esforço em grupo. Temos uma equipe que trabalha com o mesmo objetivo: o de entregar à comunidade uma solução, um projeto que realmente dê resultado”, reforçou cel. Fernando.
Também integraram a equipe que recebeu os diretores da Receita Federal o delegado Valter Furtado Filho, o chefe de gabinete da Sesp-MT, o tenente-coronel Waldiney Alencar e o subtenente Leandro Alves, assessor técnico do Vigia Mais MT.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Alvará para empresas em Rondonópolis vence mês que vem com 20% de desconto

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Acompanhe o status das obras dos quatro Hospitais Regionais que o Governo constrói em MT

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA