MATO GROSSO
Wilson diz que deputados foram eleitos pelo crime organizado
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes (União) cobrou que o deputado estadual Wilson Santos (PSD) cite o nome e sobrenome de parlamentares que teriam feito pedidos para que a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) colocasse tomada nas celas das penitenciárias do Estado.
Wilson denunciou o pedido em entrevista ao Repórter MT na semana passada. Segundo ele, o crime organizado elegeu deputados e é preciso que o Estado retome o comando das periferias, em especial às de Cuiabá.
“Quem é o deputado que pediu? Ele falou o nome? É muito ruim isso. […] Ficar conversando entre linhas. Para fazer uma acusação grave dessas tem que botar nome e sobrenome, senão ficam os 24 deputados sob suspeita. E isso não é justo”, disse o governador à imprensa ao ser questionado sobre a acusação.
“É gravíssimo se um deputado faz um pedido desses. […] Se um fez, outros 23 não podem ficar com essa mancha”, acrescentou.
Wilson revelou que, durante a campanha eleitoral do ano passado, foi barrado em dois bairros periféricos de Cuiabá. Com isso, pediu para conversar com então secretário de Segurança, Alexandre Bustamante.
Lá, Bustamante teria revelado a Wilson sobre os pedidos de parlamentares sobre a instalação de tomadas em celas das penitências, para que faccionados pudessem recarregar celulares – prática vedada pelo Código Penal.
“[Bustamente me disse que] Outros dois ou três deputados foram até ele pedindo para reinstalar tomadas para que os líderes do crime organizado, que estão presos, possam recarregar as baterias dos celulares. […] E eu questionei: ‘Quem são esses meus colegas deputados?’. E ele disse: ‘Isso eu também não vou falar’.
“[Esse deputado] Não vai se reeleger. Já reelegeu. E se nós não retomarmos o território das periferias, o crime vai avançar”, completou Wilson na entrevista.
“Perplexo”
O governador afirmou que a denúncia do parlamentar necessita de investigação rigorosa e que ficou “perplexo” com o fato.
“Qualquer cidadão fica perplexo vendo um deputado falar isso. Merece uma investigação para ver se tem procedência”, disse.
“Eu não vi essa matéria, mas é algo grave. Tenho que tomar conhecimento com mais profundidade. Mas, como governador, tenho que encaminhar, porque não é o governador que investiga e tem poder de polícia. Quem tem poder de investigar é Polícia Civil e o Ministério Público”, completou.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.