MUNDO
Drones das forças russas atingem Porto de Odessa
MUNDO
O porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, voltou a ser atingido pelas forças russas durante a madrugada desta terça-feira (4). De acordo com as autoridades ucranianas, foram interceptados e abatidos 14 de 17 drones Shahed.
“O inimigo acaba de atingir Odessa e a região com ataques de UAV [aparelhos aéreos não tripulados]”, informou a administração local na rede social Facebook, acrescentando que há danos.
“No total, foram registrados até 17 ataques de drones, possivelmente procedentes da costa leste do Mar de Azov”, disseram as autoridades em comunicado divulgado no Telegram. Quatorze das aeronaves fabricadas no Irã foram “destruídas pelas forças de defesa aérea”.
Segundo o Comando Militar do Sul da Ucrânia, um dos dispositivos atingiu uma empresa na região de Odessa, provocando um incêndio, que foi extinto.
De acordo com informações preliminares, não houve perdas humanas. Odessa era um destino de férias para muitos ucranianos e russos, antes do início da invasão da Ucrânia em 2022. Dsde o início do conflito, no entanto, a região foi bombardeada várias vezes pelas forças russas. A emissora estatal da Ucrânia Suspilne informou que houve outros bombardeios no país nas últimas horas, destacando os ataques russos na região de Sumy. Segundo a comunicação social ucraniana, nesses ataques houve danos e feridos.
De manhã, as tropas russas bombardearam Kupyansk, na região de Kharkiv . Como resultado do impacto, um prédio de empresas incendiou-se, informou o serviço de emergência do estado”.
A emissora informou ainda que a Rússia bombardeou a “região de Kherson 61 vezes: dez projéteis foram direcionados a um bairro residencial e ao território de um centro médico, uma pessoa morreu”.
Também na região de Donetsk, quatro pessoas morreram nos ataques russos dessa noite.
Fonte: EBC Internacional


MUNDO
Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo
Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.
O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.
Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.
A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.
Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.
Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.
Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Corpal ultrapassa 70% das vendas do empreendimento Vernissage em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Conselho de Consumidores discute oscilações e quedas de energia em Poxoréu