MUNDO
Ucrânia diz que tropas russas saqueiam e ocupam casas em Kherson
MUNDO
A Ucrânia acusou a Rússia nesta segunda-feira de saquear casas vazias na cidade de Kherson, no sul do país, e ocupá-las com tropas em trajes civis para se preparar para combates de rua no que ambos os lados preveem ser uma das batalhas mais importantes da guerra.
Nos últimos dias, a Rússia ordenou que civis saíssem de Kherson em antecipação a um ataque ucraniano para recapturar a cidade, a única capital regional que Moscou conquistou desde sua invasão em fevereiro.
Kherson, com uma população pré-guerra de quase 300.000 habitantes, ficou fria e escura depois que a energia e a água foram cortadas na área circundante nas últimas 48 horas, disseram ambos os lados.
Autoridades instaladas pela Rússia culparam a sabotagem ucraniana e disseram que estavam trabalhando para restaurar a eletricidade. Autoridades ucranianas disseram que os russos desmantelaram 1,5 km de linhas de energia, e a eletricidade provavelmente não vi retornar até que as forças ucranianas recapturem a área.
Kiev descreveu a retirada de moradores da área como uma deportação forçada, um crime de guerra. Moscou diz que está mandando moradores embora por segurança.
A cidade fica no único bolsão de território russo na margem oeste do rio Dnipro que corta a Ucrânia. Recapturá-la tem sido o foco principal da contraofensiva da Ucrânia no sul, que se acelerou desde o início de outubro.
A situação dentro de Kherson não pôde ser confirmada de forma independente. Forças ucranianas na linha de frente próxima disseram à Reuters nos últimos dias que esperam uma luta amarga contra as tropas russas, que não podem controlar a cidade, mas estão determinadas a cobrar um preço de sangue antes de serem forçadas a sair.
“Enquanto os moradores de Kherson estão sendo deportados à força de suas casas, com essa conversa de ‘retirada’, militares e oficiais do FSB estão fazendo o que mais amam – roubando as casas”, tuitou o assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak nesta segunda-feira. “Roubo daqueles a quem eles vieram ‘proteger’ – a melhor ilustração do ‘mundo russo'”.
*É proibida a repercussão deste conteúdo.
Fonte: EBC Internacional


MUNDO
Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo
Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.
O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.
Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.
A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.
Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.
Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.
Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO6 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO5 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS7 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
MATO GROSSO21 horas atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO21 horas atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
AGRONEGÓCIO21 horas atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível