Search
Close this search box.
CUIABÁ

MUNDO

UE prevê corredor marítimo de ajuda para Gaza neste fim de semana

Publicados

MUNDO

A chefe da Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que um corredor marítimio de ajuda poderia começar a operar entre Chipre e Gaza neste fim de semana, como parte da aceleração dos esforços ocidentais para aliviar a crise humanitária no enclave palestino devastado pela guerra.

Os comentários de Ursula von der Leyen foram feitos um dia depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou planos para que militares dos EUA construíssem um porto temporário na costa mediterrânea de Gaza, em meio a alertas da ONU sobre a fome entre os 2,3 milhões de habitantes do pequeno território.

As negociações sobre um possível cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas, agora em seu quinto mês, permaneciam em um impasse no Cairo, enquanto o escritório de direitos humanos da ONU pediu a Israel que não estendesse sua ofensiva militar para a cidade fronteiriça de Rafah, dizendo que isso causaria uma nova “perda maciça de vidas”.

A presidente da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, disse que um teste piloto de ajuda alimentar coletada por um grupo de caridade e apoiada pelos Emirados Árabes Unidos poderia estar deixando o Chipre já na sexta-feira.

Leia Também:  Senado enviará à ONU representante para debates sobre refugiados

“Estamos lançando esse corredor marítimo do Chipre juntos, a União Europeia, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos”, afirmou ela após uma visita a instalações em Larnaca, no Chipre.

“Estamos agora muito perto de abrir esse corredor, esperamos que seja neste sábado e domingo, e estou muito feliz em ver que um piloto inicial será lançado hoje.”

Ela não deu detalhes sobre onde a ajuda seria entregue em Gaza e não fez referência ao anúncio de Biden, feito durante seu discurso sobre o Estado da União ao Congresso na quinta-feira, de que os militares dos EUA construiriam um “píer temporário” na costa de Gaza para receber navios que transportam alimentos, água e medicamentos.

Autoridades norte-americanas disseram que a construção dessa instalação pode levar semanas, portanto, isso não ofereceria solução imediata para os níveis crescentes de fome. A ONU diz que a abertura de rotas terrestres deve continuar sendo a prioridade.

“Não haverá botas americanas no solo”, disse Biden, que não indicou onde o “píer” planejado poderia estar localizado.

Leia Também:  G20: Redução das desigualdades mundiais é esforço conjunto

Em reação ao discurso de Biden, uma autoridade sênior do governo israelense disse na sexta-feira: “Israel e os Estados Unidos estão coordenando o fornecimento de ajuda humanitária pela rota marítima. Será habilitado sujeito a autorização de segurança”.

Fonte: EBC Internacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo

Publicados

em

Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.

O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.

Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.

A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.

Leia Também:  Japão emite alerta de nível 1 para surto global de varíola dos macacos

Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.

Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.

Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA