POLÍCIA
Chapada dos Guimarães recebe delegacia reformada e revitalizada para melhor atendimento ao cidadão
POLÍCIA
Camila Molina/Polícia Civil-MT
A Polícia Civil inaugurou na manhã desta terça-feira (21.02), a reforma e revitalização da Delegacia de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá). A unidade foi totalmente reformada, buscando maior conforto e melhor atendimento para servidores e cidadãos.
A reforma foi realizada com recursos da venda de uma carga de madeira apreendida pela delegacia, além de parcerias fundamentais para arrecadar todo o material necessário para executar o projeto, elaborado pela Diretoria de Execução Estratégica (DEE) da Polícia Civil.
Em um discurso emocionado, o delegado Alexandre da Silva Nazareth fez questão de agradecer aos policiais e todos os demais parceiros, como as Prefeituras de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, Sistema Penitenciário e empresários locais, que contribuíram para a revitalização da unidade. Ele também destacou o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário na decisão de deferir o pedido que proporcionou os primeiros recursos para as obras.
![]() |
“Posso dizer que essa é uma conquista de união de esforços. Há pouco tempo tínhamos aqui uma delegacia em condições sub-humanas e por meio de muitas parcerias fizemos o possível e o impossível para tornar a unidade um ambiente agradável para os servidores como para a coletividade” disse o delegado.
Nova Estrutura
![]() |
Foram reformados cartórios e gabinetes que antes eram separados por divisórias e que foram substituídos por paredes de alvenaria, todas as salas com ar-condicionados novos concedidos pela DEE. As divisórias foram reformadas e aproveitadas, sendo transformadas em cabines individuais, instaladas na sala de investigação.
Também foi feita a pintura externa e interna do prédio, construída uma cozinha mais ampla e moderna e a fachada da unidade foi totalmente remodelada conforme a atual padronização da Polícia Civil. Entre outras benfeitorias, estão o trabalho de jardinagem, calçamento completo e adequação do estacionamento para viaturas e servidores.
O Núcleo de Atendimento Psicossocial também recebeu um espaço mais moderno, com mobília nova, brinquedos, buscando um melhor atendimento para atender e acolher crianças vítimas de violência. As obras foram realizadas por reeducandos que trabalharam na unidade por aproximadamente cinco meses, por meio de uma parceria com o Sistema Penitenciário.
![]() |
Início do projeto
O projeto de reforma da delegacia teve início após uma ação da unidade que apreendeu um caminhão que transportava madeira ilegal, ocasião em que foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o condutor do veículo e a empresa pelo crime ambiental de transporte ilegal de madeira.
A carga apreendida ficou no pátio da delegacia por cerca de três meses até a confirmação da perícia, que a madeira transportada era diferente do material que constava na nota fiscal. Foi então representado ao Judiciário pelo perdimento do bem material apreendido, em benefício da delegacia e autorização para a venda da madeira.
Com o dinheiro da venda da madeira, foi dado início às obras de revitalização, porém como o valor não era suficiente, a reforma contou com apoio das Prefeituras de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, além do apoio de empresários que auxiliaram na compra de materiais básicos como areia, tijolo, brita e cimento.
![]() |
Parcerias
Com mais de 30 anos de Polícia, sendo 22 deles dedicados à sociedade de Chapada dos Guimarães e região, o investigador José Siplaki Netto fez o agradecimento aos parceiros, citando a importância de cada um para realização do sonho de estruturação da delegacia.
“Esse era o nosso objetivo, preparar esse ambiente humanizado, acolhedor, porque dentro dessa casa temos os melhores servidores e isso eu falo com critério e conhecimento de causa porque com 33 anos de Polícia”, destacou.
O prefeito de Chapada dos Guimarães ressaltou a importância das parcerias dizendo que os resultados só vêm com a soma dos esforços. “Hoje tivemos conhecimento de tantas pessoas que ajudaram nesse ato e nós queremos manifestar que a Polícia Civil sempre poderá com essa parceria. O prédio ficou extremamente acolhedor, com salas humanizadas e demais recursos para resguardar a sociedade e melhor atender o cidadão”, destacou Osmar Froner.
O delegado-geral adjunto, Gianmarco Cappola Capoani, que atuou na Delegacia de Chapada dos Guimarães no início da carreira, disse que é um momento de muita alegria participar da revitalização da delegacia, uma vez que a unidade sempre foi carente de melhorias, mesmo estando instalada em um município que atende não só o país, como o mundo.
“Nada melhor do que ter um cartão de visitas desse nível, pois agora Chapada dos Guimarães tem uma delegacia que atende aos padrões da Polícia Civil e à sociedade de forma humanizada, com ampliação da estrutura física, revitalização dos cartórios, demonstrando a credibilidade que a Polícia Civil tem, contando com apoio de tantos parceiros”, destacou.
O delegado Douglas Turíbio Shutze, que também já trabalhou na delegacia de Chapada dos Guimarães, quando morou na cidade por dois anos, destacou as mudanças na unidade. “Há dez anos a Polícia Civil não tinha essa estrutura que foi alcançada, com a ampliação da unidade, aumento da quantidade de cartórios, revitalização do espaço e outras melhorias. Hoje podemos dizer que esse é mais um marco da Polícia Civil na reforma, construção e modernização de suas unidades policiais”, frisou.


MATO GROSSO
Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado
A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.
Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.
A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.
O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.
Investigação
Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.
As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.
As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.
Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.
Reaver veículo e desistência de ação
De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.
Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.
As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.
Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo