POLÍCIA
PM forma 11 militares no 10º Curso de Policiamento Montado e implanta unidade da Cavalaria em Lucas do Rio Verde
POLÍCIA
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (04.06), a formatura de 11 agentes que participaram do 10º Curso de Policiamento Montado, em Lucas do Rio Verde. Os militares irão fazer parte do efetivo inicial da nova unidade da Cavalaria, que foi implantada no município.
Durante 60 dias, os policiais militares de vários Comandos Regionais do Estado participaram de 545 horas-aulas, com disciplinas voltadas para noções básicas de equitação, comportamento equino, noções de controle de distúrbios civis, patrulhamento, técnicas de abordagem e habilitação para armamentos.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, esteve presente na solenidade de formatura e destacou a importância da formação adequada e o ganho na segurança da cidade com o reforço de efetivo e a instalação de mais uma unidade policial.
“Esses policiais que estão se formando hoje foram muito bem preparados para oferecer o melhor do policiamento montado aqui em Lucas do Rio Verde. A implantação da unidade da Cavalaria na cidade foi muito bem-vinda e agradeço o apoio dos gestores locais nessa iniciativa, pois quem ganha com isso é a sociedade luverdense, que contará com mais policiais preparados para garantirem a segurança do município”, afirmou o coronel Mendes.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, agradeceu os investimentos do Governo do Estado na segurança pública da cidade e afirmou que a população do município irá ganhar com a presença da unidade e de mais policiais no município.
“Essa formatura representa um adicional ao efetivo que já temos em nosso Município. Também temos a nova base que será entregue em breve, com investimento de mais de R$ 1 milhão, assim como também teremos a instalação da Politec, além das câmeras de segurança, armamento, cursos e capacitações. São investimento estamos fazendo para bem servir a segurança do nosso município”, afirmou.
O comandante da Cavalaria de Nova Mutum e também do Esquadrão de Lucas do Rio Verde, tenente-coronel Robson Fernandes, explicou que os 11 policiais se somarão ao efeitov de 20 policiais que irão compor a unidade a partir desta semana, para realização do trabalho de policiamento ostensivo e controle de grandes públicos.
“É muito importante a finalização deste curso, pois assim teremos policiais altamente capazes e que gostam da realização deste tipo de policiamento. A Cavalaria faz parte do Comando Especializado da Polícia Militar e é essencial para apoio em ocorrências e eventos com grandes públicos, controle de multidões e distúrbios, fazendo presença e dando a sensação de segurança para a sociedade”, completou o tenente-coronel Fernandes.
Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM César Rovéri; o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Cláudio Carneiro; o comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMMT, coronel André Figueiredo Neto, entre demais autoridades.
*Com informações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Fonte: PM MT – MT


MATO GROSSO
Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado
A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.
Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.
A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.
O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.
Investigação
Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.
As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.
As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.
Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.
Reaver veículo e desistência de ação
De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.
Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.
As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.
Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO22 horas atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil