Search
Close this search box.
CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil de MT alcança 90% de solução em casos de homicídios dolosos em 2024

Publicados

POLÍCIA

A Polícia Civil de Mato Grosso esclareceu mais de 90% dos homicídios dolosos registrados entre janeiro e outubro deste ano. Nesse período, foram instaurados 737 inquéritos para investigar os casos de homicídio doloso, sendo que 666 deles tiveram a autoria do crime identificada e o inquérito concluído. Os dados são da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, destaca que os indicadores demonstram o comprometimento das forças de segurança de Mato Grosso para o combate e resposta aos crimes cometidos no Estado.

“As forças de segurança estão empenhadas em oferecer respostas rápidas e eficazes contra o crime organizado, utilizando estratégias integradas para garantir que os responsáveis sejam levados à Justiça, e o bom desempenho da Polícia Civil reforça a nossa política de tolerância zero aos crimes em Mato Grosso”, ressalta.

O homicídio doloso é caracterizado quando o autor do crime teve a intenção de cometê-lo, por isso a investigação do caso pode ser considerada complexa.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, observa que o alto índice de resolutividade dos casos dolosos em Mato Grosso é resultado dos investimentos do Governo do Estado para a melhoria dos serviços e da qualificação dos agentes da Polícia Civil.

Leia Também:  Abordagens resultam na apreensão de entorpecentes e na prisão de passageiras envolvidas em transporte ilegal de drogas

“A Polícia Civil está totalmente comprometida em elucidar os crimes que chegam até nós, com eficiência e rapidez, sobretudo os casos de homicídio. Nossas equipes trabalham de forma integrada, com inteligência, uma investigação rigorosa e utilizando os melhores recursos tecnológicos para garantir a identificação dos responsáveis. Cada caso é tratado com total dedicação, com o objetivo claro de oferecer uma resposta firme e cumprir nosso dever”, afirma.

Homicídios esclarecidos

Um dos homicídios esclarecidos neste ano foi o assassinato da produtora rural Raquel Cattani, filha do deputado estadual Gilberto Cattani. A vítima tinha 26 anos, dois filhos, e foi morta a facadas em casa, no assentamento Pontal do Marape, em Nova Mutum, na manhã de 19 de julho, pouco tempo depois de se separar.

As investigações da Polícia Civil apontaram que o ex-marido de Raquel, Romero Xavier Mengarde, foi o mandante do crime, cometido pelo irmão dele, Rodrigo. O trabalho envolveu esforços conjuntos das delegacias da região e a oitiva de mais de 150 testemunhas, entre amigos, vizinhos e familiares da vítima.

Leia Também:  Homicídios de mulheres em Mato Grosso deixam 70 filhos sem mães

Em cinco dias o crime já estava elucidado. Os dois irmãos foram indiciados por homicídio triplamente qualificado (feminicídio, promessa de recompensa, e emboscada com recurso que dificultou a defesa da vítima), sendo que Rodrigo ainda foi indiciado pelo crime de furto, uma vez que roubou diversos itens da vítima após o crime.

Outro caso esclarecido pela Polícia Civil foi o assassinato de Juan Pablo da Silva, de 19 anos. Ele foi encontrado morto em um terreno baldio de Nobres, depois de ter sido sequestrado e brutalmente torturado.

As investigações apontaram que Juan Pablo e um amigo, que também foi torturado, teriam sofrido punições a mando de uma organização criminosa. Sete pessoas foram identificadas com envolvimento no crime e indiciadas por homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, associação criminosa, organização criminosa e corrupção de menores.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

PM prende homem que furtou mais de R$4 mil em produtos em supermercado de Cuiabá

Publicados

em

Por

Suspeito foi detido por seguranças do estabelecimento depois de sair sem pagar pelos itens.

Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 10º Batalhão prenderam um homem, na noite desta terça-feira (19.11), por furto em um supermercado atacadista, em Cuiabá. O suspeito, de 32 anos, foi preso em flagrante depois de subtrair diversos produtos com um valor total avaliado em R$ 4.300,00.

Os militares foram acionados devido a um furto ocorrido em um supermercado atacadista no bairro Santa Rosa. No local, a PM localizou o suspeito, que foi detido pelos seguranças do estabelecimento, após sair sem pagar por 137 produtos.

Confirmando os fatos, os policiais encontraram com o homem produtos como shampoo, condicionador de cabelo, mais de 130 cremes para rosto, kits de escova de dente e também um inseticida.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Central de Flagrantes de Cuiabá para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Homicídios de mulheres em Mato Grosso deixam 70 filhos sem mães
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA