POLÍCIA
Polícia Militar realiza aula inaugural do 2º Curso de Policiamento em Estádios para 40 alunos
POLÍCIA
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou a aula inaugural do 2º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, na tarde desta segunda-feira (01.07), em Cuiabá. A formação busca o aprimoramento da atuação policial dentro de praças desportivas do Estado.
A nova turma é composta por 40 alunos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). As aulas serão ministradas na sede do 10º Batalhão da PM, no Ginásio Aecim Tocantins e na Arena Pantanal.
O curso tem duração de 90 horas/aulas e será realizado até o dia 06 de julho. No período, os alunos passarão por formações sobre fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas, varreduras de ambientes e técnicas de escolta, defesa pessoal, policiamento de choque, além de atuação prática durante o jogo Cuiabá e Botafogo, na quarta-feira, na Arena Pantanal.
O comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, ressaltou que Mato Grosso ocupa lugar de destaque dentro do cenário esportivo, o que necessita de uma grande capacitação para que as praças desportivas continuem sendo lugares seguros para receberem grandes eventos, garantindo a segurança da população.
“O policiamento realizado pelo nosso Batalhão é responsável por receber as torcidas organizadas, o público em geral e realiza o monitoramento por câmeras de segurança. Com isso, o intuito do curso é fortalecer os protocolos de segurança, trocar experiências e atualizar nossos policiais militares e agentes acerca desse importante tema”, explicou o tenente-coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a Arena Pantanal de Cuiabá conta com sistemas modernos de segurança, com vigilância de câmeras pelo Vigia Mais MT, e com uma equipe capacitada para realizar o policiamento, e explicou que a finalidade do curso é deixar a tropa cada vez mais preparada para realização do policiamento.
“Esse trabalho nos estádios é desenvolvido dia-a-dia, não somente nos dias de jogos, mas sim com muito estudo para formulação de estratégias para toda a segurança. Com esse curso, vamos valorizar ainda mais o trabalho exercido pelos nossos policiais, bem como retornar isso para a segurança dos nossos cidadãos que frequentam cada vez mais esses ambientes”, ressaltou o comandante-geral.
A aula inaugural do curso contou com uma palestra “Técnicas e Táticas de Policiamento em Praças Desportivas”, ministrada pelo capitão Felipe Justo de Carvalho, do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O capitão, que atua há 10 anos com policiamento de grandes eventos, destacou a parceria entre as instituições.
“Temos aqui um intercâmbio e troca de experiências entre as coirmãs, contribuindo com conhecimento de técnicas que utilizamos no nosso Estado e também conhecer os métodos de segurança aplicados aqui, fazendo com que tenhamos um ambiente seguro para todos”, finalizou.
Também participaram da solenidade a comandante-geral adjunta da PM, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o corregedor-geral da PM, coronel Fernando Augustinho Oliveira; o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Wankley Corrêa Rodrigues; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, tenente-coronel Anderson Luiz do Prado; secretário-adjunto de Esportes da Secel-MT, Beto Corrêa; o coordenador da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), Luiz Carlos Dorileo; o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, entre demais autoridades.
Fonte: PM MT – MT


MATO GROSSO
Operação Prende Suspeitos de Envolvimento em Ataques a Casa e Escritório de Advogado
A Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde deflagrou a Operação Contra Impetum para cumprir nove mandados judiciais, nesta quinta-feira (16.1), contra integrantes de uma facção criminosa envolvidos no ataque à casa e escritório de um advogado e a uma empresa da cidade.
Estão em cumprimento seis ordens de prisão e três de buscas e apreensões empregando um efetivo de policiais civis da região, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.
A operação é uma contrarresposta da Polícia Civil aos ataques ordenados por membros da facção criminosa contra três locais em Lucas do Rio Verde. Os mandados foram deferidos pelo juízo da 5a Vara Criminal de Sinop, de combate ao crime organizado.
O primeiro ataque ocorreu no dia 1° de novembro contra a sede de uma empresa agrícola. O segundo foi registrado na noite de dois de novembro, contra o escritório do advogado. No dia seguinte, a residência do profissional foi também alvo de disparos de arma de fogo.
Investigação
Com o início das diligências investigativas, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde apurou que na data anterior aos ataques ao escritório e casa do advogado, a sede de uma empresa agrícola na cidade também foi alvo de disparos de arma de fogo.
As investigações apontaram que os ataques foram ordenados por dois integrantes de uma facção, identificados no inquérito policial, e executados por cinco outros criminosos ligados ao grupo. Um dos líderes da facção chegou a enviar mensagens ao advogado dizendo que o profissional teria que ‘devolver’ um veículo, recebido como pagamento de honorários. O empresário também recebeu ameaças por mensagens.
As diligências identificaram os autores dos ataques, sendo um deles preso no decorrer da investigação. Conforme a apuração, os executores afirmaram que o ataque ao escritório era ‘pra dar um susto no advogado’, pois o profissional estaria, supostamente, dando golpe em clientes. A Polícia Civil também identificou a outra dupla que fez os disparos que atingiram a casa do advogado.
Em relação ao ataque à empresa agrícola, a investigação apurou que os disparos foram ordenados por duas pessoas contra quem o empresário havia ajuizado uma ação sobre a disputa de um imóvel em Lucas do Rio Verde. Após a vítima entrar com a ação, passou a receber ameaças.
Reaver veículo e desistência de ação
De acordo com a apuração, o advogado atuou na defesa de duas pessoas presas em flagrante em outra ocorrência. Como pagamento pelos honorários, ele havia recebido um veículo.
Contudo, o cliente tentou reaver o veículo, mesmo sem pagar os honorários combinados. Em uma das oportunidades, o cliente teria saído do escritório do advogado afirmando que resolveria a situação de uma forma ou de outra.
As informações reunidas na investigação indicaram que o cliente defendido pelo advogado fez contato com os criminosos que lideram a facção em Lucas do Rio Verde e pediu que empregassem alguma ação para fazer o advogado devolver o veículo usando, para tal fim, qualquer meio violento.
Além disso, o mesmo investigado também pediu aos criminosos que empregassem uso de violência contra o empresário para forçá-lo a desistir da ação judicial em andamento. Diante dos pedidos criminosos, os líderes da facção recrutaram os cinco suspeitos identificados na investigação para fazer os disparos contra os três locais.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Dicas de harmonização de cerveja com pratos típicos das festas julinas
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Escolha de novo desembargador do TJMT pelo Quinto Constitucional: saiba quem são os favoritos
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional