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AÇOITE NA MIGUEL SUTIL

Polícia tenta identificar quem contratou “cobradores do chicote”

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MATO GROSSO

A Polícia Civil tenta identificar quem contratou os “cobradores” que foram filmados chicoteando um rapaz em plena Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

A informação é do delegado titular da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), Guilherme Bertoli, que é responsável pelo caso.

As imagens teriam sido feitas no mês de maio, mas o vídeo viralizou nesta semana. Na terça-feira (15), a Polícia Civil divulgou que havia identificado os autores da agressão, que acontece perto do Supermercado Big Lar e do Hotel Gran Odara.

Segundo o delegado, o grupo é formado por cinco homens e não tem um líder específico. Eles são contratados por empreitada e trabalham mediante pagamento de comissão. Ou seja, ao receberem o valor da dívida, ficavam com uma parte.

Além do homem filmado sendo agredido, o delegado afirmou que outras duas vítimas do grupo já foram identificadas.

Na terça-feira (15), foi revelado que um dos homens que aparecem no vídeo foi preso no dia 7 de agosto.

Ele tinha um mandado de prisão preventiva, que foi decretado pelo Núcleo de Inquéritos Policiais após extorquir e ameaçar uma mulher.

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O acusado foi localizado enquanto trafegava em uma caminhonete pela Rodovia Helder Cândia, na Capital.

Um segundo integrante, que também teve o mandado de prisão decretado, encontra-se foragido.

Além deles, a Polícia busca provas para comprovar o envolvimento de outros dois cobradores do grupo.

O quinto integrante que, segundo a Polícia Civil, seria Ailton Alex Nunes, morreu no dia 16 de julho ao colidir sua motocicleta BMWS 1000 em uma árvore na estrada de Chapada dos Guimarães.

As imagens

Pelas imagens é possível ver cinco homens no local, e três deles cercam a vítima.

Antes de ser açoitado com um chicote, o homem recebe um forte tapa na nuca e é empurrado pelo terreno. Com o celular em mãos, a vítima diz que irá pagar a dívida.

“Eu vou pagar. Vou mandar mensagem, vou mandar mensagem”, diz ele enquanto é chicoteado.

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CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

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O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

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O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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