FAMÍLIA ENCRENCA
Vídeo mostra filho de agressora dando mata-leão em menino de 7 anos; assista
MATO GROSSO
O filho de uma mulher de 29 anos, flagrada dando um tapa na cara de uma menina de 11 anos na quadra de esportes do Condomínio Piazza Di Napoli, em Cuiabá, aplicou um golpe de mata-leão no irmão de 7 anos da menina. Segundo Vanessa Carolina Maya, a mãe das crianças agredidas, a filha tentou defender o irmão quando a mãe do garoto pensou que ela estava envolvida em uma briga dos meninos na quadra e a agrediu.
“O menino afirma que minha filha o agrediu, mas se você assistir ao vídeo, verá que ele está batendo no meu filho de de 7 anos. Ele está enforcando meu filho. Minha filha lhe chama atenção. O menino, então, é empurrado, mas por outras crianças e não pela minha filha. Ele (o agressor) é o menino de blusa vermelha e meu filho é o de blusa azul. É possível observar no vídeo que ele aplica um golpe de mata-leão. Meu filho tenta se livrar dele, mas não consegue”, informou Vanessa.
Ribeiro Leite, o marido, que é policial militar, e o filho deles, estavam visitando o condomínio, já que eles não são moradores do imóvel, onde reside uma cunhada da agressora. Durante a confusão, o marido de Sandara teria provocado a mãe da menina, afirmando que conhecia policiais, pois ele também é militar. A mãe da menina agredida procurou a Polícia Civil e espera que a agressora seja punida.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.