POLÍTICA MT
Botelho vê excesso de policiais e cobra investigação imparcial
POLÍTICA MT
POR: MÍDIA NEWS
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), defendeu que policiais militares do Estado tenham um treinamento diferenciado para lidar com ocorrências mais complicadas.
A declaração ocorreu em meio a repercussão da morte de Daniel Kalinisky, 25, em uma abordagem em Vera (distante a 458 km de Cuiabá).
O caso ganhou repercussão nacional.
Para Botelho, a ação da Polícia foi equivocada e cheia de excessos. Embora afirme que a vítima errou, segundo ele, o resultado seria diferente se houvesse um treinamento mais adequado, já que Diego estava desarmado.
“Não acho legal o que aconteceu, da pessoa agredir o policial, mas acho que houve excesso. No que me parece, foram dados cinco tiros”, disse o deputado em entrevista à Rádio Vila Real.
“Não tinha necessidade, a pessoa não estava armada. […] A quantidade [de tiros]… será que era preciso tudo aquilo?”, questionou.
Botelho ainda defendeu que a Corregedoria da Polícia Militar abra uma investigação para apurar os fatos de maneira “imparcial” e isônoma.
“Os policiais têm que entender e isso passa por treinamento: você vai atender uma ocorrência de roubo/furto é uma situação; agora você vai atender uma importunação de som alto, ali não é um bandido que está lá assaltando e roubando, talvez seja uma pessoa que esteja se divertindo um pouco mais. Tem que haver uma diferença neste atendimento”, acrescentou.
“Acho que tem que ser investigado. E tem que ser feita uma investigação imparcial para analisar tudo isso”, completou.
Nas gravações que circulam na internet, é possível ver que Diego estava acompanhado de uns amigos em uma das ruas do Município quando é abordado pela Polícia. Em determinado momento, os militares tentam colocá-lo em um camburão, mas ele reage. O rapaz pega um pedaço de madeira e parte para cima de um dos policiais, que o atinge a tiros. Ao todo, ele recebeu quatro tiros e morreu ainda no local.


MATO GROSSO
Governo esclarece fala de Mauro Mendes sobre câmeras em fardas de policiais
A Secretaria de Estado de Comunicação esclareceu a fala do governador Mauro Mendes durante entrevista à rádio CBN, onde ele discutiu a proposta de colocar câmeras nas fardas de policiais. De acordo com o governo, o governador não fez ataques à magistratura estadual ou a qualquer outra categoria, como foi interpretado erroneamente em algumas versões de sua declaração.
Em relação à fala do governador Mauro Mendes na entrevista à rádio CBN sobre câmera nas fardas de policiais, a Secretaria de Estado de Comunicação esclarece que:
O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração.
Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas tambem em diversas profissões e na classe política – a qual o próprio governador pertence.
Infelizmente, a frase foi interpretada de forma equivocada, pois circulou uma versão com corte. Segue a íntegra da fala do governador e o vídeo em anexo.
“Quando a gente discute esse negócio das câmeras aí, das fardas, botar câmeras nas fardas policiais. Se nós vamos botar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, comete alguma coisa errada, vamos colocar a câmera em todo mundo, para vigiar todo mundo, então tá bom. Vamos colocar a câmera em todos os políticos, em todos os governadores, em todos os prefeitos, em todos os deputados estaduais. Ei, mas tem juiz que também vende sentença, foi flagrado vendendo sentença, desembargador vendendo sentença. Então vamos botar câmera em todos os juízes, em todos os desembargadores. Ei, tem gente do Ministério Público também, então vamos colocar câmera em todo mundo do Ministério Público. Então, existem umas discussões às vezes, que elas são muito atravessadas, né?”
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL2 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO8 horas atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo